fbpx

Coluna Vitor Vogas

Pré-candidato do PL em Vila Velha é preso em operação do MPES

Filiado ao partido desde outubro, o médico veterinário Thiago do Nascimento é investigado pelo Gaeco pelos crimes de extorsão e lavagem de dinheiro

Publicado

em

Thiago Nascimento ao centro, entre Gilvan da Federal e Pastor Carlos Salvador. Foto: Reprodução Instagram

Tratado no Partido Liberal (PL) como principal aposta da sigla na eleição à Prefeitura de Vila Velha este ano, o médico veterinário Thiago Oliveira do Nascimento foi preso nesta terça-feira (23) em operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na operação, batizada de Criptovet, o político, empresário e veterinário é investigado por extorsão e lavagem de dinheiro.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A investigação que culminou com a prisão, autorizada pela Justiça Estadual, é conduzida sob extremo sigilo pelo Gaeco.

O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi instaurado a partir de denúncia formulada no dia 19 de outubro pela suposta vítima de Nascimento, um empresário milionário da Índia. A representação foi acompanhada de farta documentação, incluindo trocas de mensagens em inglês entre as partes, dados do aparelho celular e conteúdo de e-mail do denunciante.

De acordo com as investigações, às quais a coluna teve acesso, Nascimento teria chantageado e extorquido uma quantia milionária do empresário indiano ao descobrir que sua própria companheira havia se envolvido anteriormente com o empresário em um caso extraconjugal, mantido entre 2015 e 2020.

Conforme a apuração do Gaeco, Nascimento teria contatado a vítima da extorsão em 2021 e ameaçado divulgar fotos comprometedoras, obtidas por ele no celular da mulher, se o indiano não cedesse à chantagem.

No dia 6 de dezembro, aprofundando as investigações, o MPES pediu à 2ª Vara Criminal de Vila Velha a autorização de medidas como interceptação telefônica dos celulares usados por Nascimento; quebra de sigilo telemático de suas duas contas de e-mail; quebra de sigilo de dados, inclusive telemáticos, de arquivos guardados em nuvem; e interceptação dos metadados de suas contas de Whatsapp.

A coluna não conseguiu contato com os advogados de Thiago Nascimento.

Os planos eleitorais em Vila Velha

Em 26 de outubro de 2023, Nascimento filiou-se oficialmente ao PL, com pompa e circunstância, em uma concorrida cerimônia. Assinou a ficha sob os olhares e as bênçãos políticas das maiores autoridades do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro em âmbito local e estadual: o senador e presidente estadual da sigla, Magno Malta, o deputado federal Gilvan da Federal e o presidente do PL em Vila Velha, Pastor Carlos Salvador.

Desde esse ato inaugural, o veterinário e empresário passou a ser tratado e apresentado em círculos do PL e de outras forças da direita canela verde como potencial candidato a prefeito de Vila Velha pelo partido de Magno e Bolsonaro.

Thiago Nascimento canta o Hino Nacional ao lado de Magno Malta, em seu ato de filiação. Foto: Reprodução Instagram

Eu vim pra resolver!”

Em suas redes sociais, Nascimento não chega a se apresentar textualmente dessa forma, mas mantém discurso típico de pré-candidato. As aspirações eleitorais sobressaem de suas postagens desde o fim de outubro no Instagram.

Nas publicações, o veterinário explicita seu alinhamento com o bolsonarismo e com as pautas desse polo ideológico, apresentando-se como um “patriota” e defensor da ordem e da família. Destaca símbolos pátrios como a bandeira nacional. Numa das fotos, aparece portando uma arma de fogo.

Post de Thiago Nascimento em que ele porta uma arma de fogo. Foto: Reprodução Instagram

Em 27 de outubro, dia seguinte à filiação, ele registrou na legenda de uma série de fotos publicadas com o tema do filme “Tropa de Elite” (cujo protagonista tem seu sobrenome) tocando ao fundo:

“Ontem foi um dia que marcou o início de uma caminhada que tenho certeza de que será de muitas alegrias: minha filiação no PL. Para alguém que ama a família, que prioriza a ordem e a segurança das pessoas e que é patriota, como eu, o PL é simplesmente a minha cara. Me filiei ao PL para ser uma força para a gente de bem de Vila Velha e do Espírito Santo, uma voz para quem sonha com um futuro melhor e um líder na luta por mais segurança para todos. Muito feliz com tudo que está acontecendo na minha vida e na minha trajetória na política. Agora, estou com PL, com Vila Velha e com o Espírito Santo para isso: resolver em vez de reclamar. Comigo, missão dada é missão cumprida. E eu vim pra resolver!”

No dia 11 de novembro, Nascimento esteve no plenário da Assembleia para prestigiar Jair Bolsonaro na sessão solene em que o ex-presidente foi homenageado pelos deputados do PL.

Primeira eleição

Natural de Guarapari, Thiago Nascimento tem 42 anos e já foi candidato uma vez. Nas eleições de 2022, concorreu a deputado estadual pela Rede Sustentabilidade, partido federado com o PSol. Declarou patrimônio total de R$ 9,7 milhões em bens e R$ 350.858,00 como valor recebido para a sua campanha, sendo ao menos 1/3 revertido do próprio patrimônio (autofinanciamento).

Naquele pleito, o veterinário obteve 7.193 votos, ficando como suplente de sua chapa na Assembleia Legislativa.

Não se pode deixar de registrar a ironia contida no fato de Nascimento, ardoroso bolsonarista, ter disputado sua primeira eleição, em outubro de 2022, por um partido de esquerda em federação com o PSol e de hoje ser suplente da deputada Camila Valadão na Assembleia.

O que diz o PL

Após a publicação deste texto, a assessoria do PL no Espírito Santo enviou esta nota, assinada pelo presidente do partido em Vila Velha, Carlos Salvador:

Comunicado à Imprensa

O Partido Liberal de Vila Velha emitiu uma declaração oficial em resposta à prisão do filiado Thiago Oliveira do Nascimento, ocorrida hoje, 23/01/24. Esclarecemos que tomamos conhecimento do ocorrido pela imprensa e, neste momento, reforçamos que o partido não pode ser responsabilizado pelos atos individuais de seus afiliados.

Diante da investigação em curso, destacamos que o partido repudia firmemente qualquer conduta que não esteja alinhada com valores morais sólidos. Salientamos que, em nenhum momento, o senador Magno Malta, presidente do PL-ES, ou qualquer representante oficial do partido, declarou Thiago Oliveira como pré-candidato. Portanto, não podemos nos responsabilizar por especulações políticas envolvendo o seu nome.

Reiteramos o compromisso do partido com a verdade e com o trabalho sério em prol do município de Vila Velha. Estamos comprometidos em manter a integridade e a transparência em todas as nossas ações, reafirmando o nosso papel na construção de uma sociedade justa e ética.

Carlos Salvador – Presidente do PL de Vila Velha

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui