fbpx

Coluna Vitor Vogas

O delegado que enganou Magno Malta e trocou o PL na última hora

Após ser levado a Brasília pelo senador e ter a ficha do PL abonada por Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, Leandro Sperandio filiou-se ao Republicanos e será candidato a prefeito de Aracruz pelo partido concorrente

Publicado

em

Do lado esquerdo, Sperandio mostra ficha de filiação ao Republicanos, com Alcântaro Filho; do lado direito, Magno Malta discursa em Aracruz ao lado de Gilvan da Federal

Como num casamento muito louco de uma festa junina extemporânea, um delegado deixou Magno Malta “sperandio” no altar da igreja (evangélica). Na hora de assinar os papéis para se casar no eleitoral, o homem fugiu com outro pretendente. E olha que o noivo em questão já havia até dito o “sim” diante de Deus, da pátria, da família e de ninguém menos que Jair Bolsonaro. Calma que eu explico a confusão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No dia 19 de março, o delegado Leandro Sperandio, da Polícia Civil do Espírito Santo, foi a Brasília integrando a comitiva liderada pelo senador Magno Malta, presidente estadual do PL. O objetivo: encontrar Jair Bolsonaro para receber pessoalmente a bênção eleitoral do ex-presidente. Assim como outros membros da excursão, como o Coronel Ramalho em Vila Velha e o vereador Igor Elson na Serra, Sperandio era a aposta eleitoral do PL como pré-candidato a prefeito de Aracruz. E assim foi apresentado por Magno ao próprio Bolsonaro, que inclusive abonou a ficha de filiação do delegado. No dia seguinte, quem abonou a ficha foi Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Dia 19/03/2023, em Brasília, com Magno e Bolsonaro: Sperandio é o penúltimo à direita, entre Bolsonaro e Igor Elson

Mas, na noite de ontem (4), para estupefação geral, principalmente do próprio Magno, Sperandio comunicou a sua filiação ao… Republicanos. Já se casou de papel passado, com ficha assinada e tudo e direito a foto ao lado do deputado estadual Alcântaro Filho, um dos líderes do partido em Aracruz. Agora, deixando o PL sem cabeça de chapa a dois dias do encerramento do prazo para filiações, Sperandio será candidato a prefeito pelo Republicanos. É um partido também conservador e de direita, presidido no Espírito Santo pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso (também filho de Aracruz).

Leandro Sperandio e Alcântaro Filho

Magno Malta está possesso com Sperandio, considerando ter sido vítima de traição e deslealdade.

A assessoria de Alcântaro Filho divulgou uma nota intitulada “Unidade: Delegado Leandro Sperandio se filia ao Republicanos e será pré-candidato com apoio de Alcântaro em Aracruz”. A “unidade”, por óbvio, não inclui o PL. A assessoria do deputado completou: “Após muitas conversas, ficou acertado que o Delegado Leandro Sperandio será o pré-candidato que concorrerá contra a atual administração com apoio do deputado Alcântaro Filho e do vereador Roberto Rangel (Podemos)”.

Junto ao staff de Alcântaro, a versão apurada pela coluna é a de que Magno ficou obviamente chateado com o movimento de última hora, mas no fim teria aceitado, até porque, em Vila Velha, teria se dado o contrário: o Coronel Ramalho já estava bem encaminhado para entrar no Republicanos, mas, seduzido por Magno, acabou entrando no PL. Então o jogo agora teria ficado “empatado”.

Mas, junto a fontes do PL, a versão é bem diferente. Magno não “aceitou” a traição, até porque a repentina perda de Sperandio prejudica muito os planos do PL em Aracruz. Com a mudança de partido do delegado, muitos candidatos a vereador devem acompanhar seu movimento, esvaziando a chapa do PL no município. No limite, é possível que o partido de Magno Malta nem consiga registrar chapa para a eleição de vereadores em Aracruz.

Além disso, Magno precisa agora correr para lançar um substituto ou substituta para Sperandio na cabeça de uma chapa puro-sangue. Tem menos de 48 horas para fazê-lo. Apoiar o delegado está fora de cogitação. Além da traição, Sperandio agora está à frente de uma coligação ampla, com partidos de direita e de centro com os quais o senador se recusa a se juntar. A tendência, então, é que o PL caminhe isolado na eleição à Prefeitura de Aracruz.

Em vídeo postado no Instagram pelo pastor Carlos Salvador, braço direito de Magno no PL do Espírito Santo, gravado na noite de ontem, o senador pediu desculpas a militantes e ao povo de Aracruz, ao lado do deputado federal Gilvan da Federal:

“Nós sempre que abraçamos alguém que é bem indicado por pessoas que a gente gosta e acredita, a gente recebe de braços abertos. Mas eu quero pedir desculpas ao povo de Aracruz, em nome do presidente Bolsonaro, com quem falei hoje à tarde, em nome do Gilvan da Federal e também em meu nome. O candidato a prefeito que nós tivemos o carinho de levar a Brasília, para receber a chancela do presidente Bolsonaro, que é um desejo de tantos brasileiros estar perto do presidente… Recebeu o abraço do presidente Valdemar Costa Neto, que também chancelou a ficha… E nós fomos surpreendidos porque, hoje à tarde, ele mudou de partido.”

Magno pediu aos seus liderados para não desanimarem: “Não quero tocar no nome de ninguém nem quero entrar nas motivações e méritos. Só quero dizer ao povo de Aracruz: não desanime, porque daqui a pouco vocês de Aracruz receberão de nós o comunicado da candidata a prefeita do município, candidata do presidente Bolsonaro, de Michelle Bolsonaro e de Gilvan da Federal”.

É possível que esse casamento vá parar na porta da delegacia.

No dia 20 de março, Sperandio teve a ficha de filiação ao PL abonada por Magno e Valdemar Costa Neto, em Brasília


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui