Coluna Vitor Vogas
Euclério exonera César Colnago da Secretaria de Saúde de Cariacica
Saiba a justificativa dada pelo prefeito e as verdadeiras razões que podem estar por trás da demissão do ex-vice-governador

Post feito por César Colnago com Euclério em abril de 2023. Foto: Reprodução Facebook
O ex-vice-governador César Colnago (MDB) não é mais o secretário de Saúde de Cariacica. O prefeito Euclério Sampaio (MDB) decidiu exonerá-lo do cargo. A demissão ainda não foi publicada no Diário Oficial, mas foi confirmada à coluna pelo próprio prefeito.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esta sexta-feira (17) foi o último dia de expediente de Colnago, que já se despediu da equipe. Médico e funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Saúde, ele já está aposentado. A convite de Euclério, assumiu a pasta em Cariacica no fim de 2022, logo após as últimas eleições gerais.
Sobre a causa da exoneração de Colnago, Euclério foi lacônico: “Questões administrativas”. O desligamento não foi a pedido, mas realmente por decisão do prefeito.
O motivo não exteriorizado, mas fortemente comentado nos bastidores, tem a ver com o processo eleitoral, ou, para ser mais específico, com a recente reaproximação de Colnago com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Nas últimas semanas, Colnago tem sido visto ao lado de Pazolini em solenidades públicas da Prefeitura de Vitória. No início do mês, o ex-vice-governador prestigiou evento da prefeitura na Mata da Praia, bairro onde mora, e foi prestigiado por Pazolini na fala do prefeito.
A presença mais frequente de Colnago ao lado de Pazolini sinaliza reedição de seu apoio eleitoral ao prefeito. Em 2020, ainda no PSDB, ele também apoiou o delegado.
Agora, Colnago está no MDB, mesmo partido de Euclério.
A questão é que Euclério é grande aliado do governo de Renato Casagrande (PSB), enquanto Pazolini é considerado adversário do Palácio Anchieta desde os tempos de deputado estadual.
Em Vitória, o MDB não ficará com Pazolini. Liderado no Espírito Santo desde outubro passado pelo vice-governador Ricardo Ferraço, o partido certamente vai apoiar um candidato que seja aliado do Palácio Anchieta, em oposição ao atual prefeito.
O MDB ainda não fechou questão, mas hoje está mais tendente a apoiar o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Luiz Paulo era colega de Ricardo Ferraço no PSDB até outubro passado e seu subordinado na Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedes) até o início de abril.
Em suma, os sinais públicos de simpatia de Colnago por Pazolini não agradaram nada ao Palácio Anchieta, ao MDB e, consequentemente, a Euclério Sampaio.
