Coluna Vitor Vogas
César Colnago se filia ao MDB, de Rose e Lelo Coimbra
Ex-vice-governador e atual secretário de Saúde de Cariacica trocou o PSDB pelo PSD no ano passado, mas ficou pouco tempo no partido

César Colnago e Geraldo Alckmin conversam em Brasília (26/04/2023)
O ex-vice-governador César Colnago está filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A informação é dada pelo próprio.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Colnago é o atual secretário de Saúde de Cariacica. Na última quarta-feira (26), ele esteve em Brasília e foi recebido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Presidente em exercício durante viagem de Lula (PT) ao exterior, Alckmin é um velho companheiro de Colnago dos tempos de PSDB, além do fato de ambos serem médicos.
Colnago foi tratar com Alckmin das ações básicas de saúde em Cariacica e da atenção secundária em parceria com os governos federal e estadual. Mas é lógico que ambos também falaram sobre política. Nesse contexto, o ex-vice-governador informou a Alckmin a sua filiação ao MDB.
Do início dos anos 1990 até março do ano passado, com um pequeno intervalo no PPS (atual Cidadania), portanto por cerca de 30 anos, Colnago militou no PSDB (nascido, aliás, do MDB em 1988).
Em março de 2022, ele trocou o PSDB pelo Partido Social Democrático (PSD), a exemplo de outros agentes políticos capixabas historicamente ligados ao ex-governador Paulo Hartung, para tentar viabilizar candidatura a governador. No PSD, porém, não conseguiu legenda para isso, pois o partido decidiu lançar o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon ao Palácio Anchieta.
Colnago, então, esboçou uma pré-candidatura ao Senado, mas acabou desistindo desse plano e, sem espaço no PSD, deixou a sigla em julho, pouco antes do período de campanha.
Logo depois do processo eleitoral, Colnago aceitou o convite do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) para assumir a Secretaria de Saúde de Cariaciaca.
No Espírito Santo, a presidente estadual do MDB é a ex-senadora Rose de Freitas. Desde 2021, ela está à frente de uma Executiva Estadual provisória. A direção nacional emedebista cogita uma troca de guarda no Espírito Santo.
Quem também continua no partido é o ex-deputado federal Lelo Coimbra, que, assim como Colnago, tem histórico de proximidade com Paulo Hartung.
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), também tem feito movimentos que denotam interesse em voltar a se filiar ao MDB e entrar na disputa pela presidência estadual.
Na manhã da última quarta-feira (26), mesmo dia em que Colnago esteve com Alckmin, Marcelo reuniu-se na Câmara Federal com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP). Na presença do deputado federal Josias da Vitória, presidente estadual do PP, os dois abordaram a situação do MDB no Espírito Santo.
No último dia 15, Marcelo reuniu-se com Rose de Freitas, e ambos também trataram do MDB. Segundo a ex-senadora, ela perguntou ao presidente da Assembleia se ele tem interesse em voltar para o partido, e Marcelo lhe respondeu positivamente. O deputado, porém, negou à coluna tratativas relacionadas ao MDB.
