fbpx

Coluna Vitor Vogas

Arnaldinho escala dois vereadores para seu novo governo em Vila Velha

E mais: as outras mudanças no secretariado de Arnaldinho; a pasta que será comandada pelo novo vice-prefeito; as três secretarias que serão criadas

Publicado

em

O prefeito Arnaldinho Borgo na cerimônia de posse. Crédito: Adessandro Reis/PMVV

O prefeito Arnaldinho Borgo na cerimônia de posse (01/01/2025). Crédito: Adessandro Reis/PMVV

Ao tomar posse nessa quarta-feira (1º) para o segundo mandato no cargo, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) anunciou a nomeação de dois vereadores do partido dele para o secretariado de Vila Velha no governo recém-iniciado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Joel Rangel é o novo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade. Já Anadelso Pereira assume a Secretaria de Esporte e Lazer.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Mudanças na Câmara

A escalação feita por Arnaldinho mexe com a configuração do novo plenário da Câmara de Vila Velha. Como os dois vereadores recém-empossados terão de se licenciar do mandato, suas vagas serão assumidas, enquanto estiverem licenciados, pelos dois primeiros suplentes do Podemos, George Alves e Adriana Meireles.

Os dois tiveram mais votos nominais que alguns dos vereadores eleitos, mas não se elegeram por causa do cálculo de distribuição das vagas.

Ex-secretária de Educação na Câmara

Adriana Meireles foi secretária de Educação de Vila Velha durante a administração de Arnaldinho. Deixou o cargo exatamente para disputar uma cadeira na Câmara pela chapa do Podemos, montada a dedo pelo prefeito.

Antes mesmo da campanha, comentava-se muito na cidade que Adriana era uma aposta de Arnaldinho e que ele queria muito tê-la no Legislativo.

Joel Rangel

“Nascido e criado” na política no grupo do ex-prefeito Max Filho (PSDB), adversário de Arnaldinho, Joel aproximou-se bastante do atual prefeito no mandato passado. Foi líder de Arnaldinho na Câmara de Vila Velha, até perder o mandato, já em 2024, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) – porque o PTB, partido pelo qual se elegeu em 2020, fraudou a cota de gênero.

Em outubro, Joel conseguiu voltar à Câmara, pelo Podemos. Em meados de dezembro, chegou a ser cotado para concorrer à presidência do Legislativo Municipal, mas acabou apoiando o colega Osvaldo Maturano (PRD), candidato que conquistou o apoio de Arnaldinho e de todos os vereadores eleitos pela base. Nessa quarta, Maturano se elegeu presidente com 19 dos 21 votos possíveis.

Dança das cadeiras

Joel estava à frente do Instituto de Previdência de Vila Velha. Agora, quem assume o lugar dele no órgão é Caio Candido, auditor aposentado da Receita Federal.

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Joel substitui Adriana Peixoto Miguel. Esta, por sua vez, assume a Controladoria-Geral do município.

Já o chefe de gabinete de Arnaldinho, Carlos Roberto Carneiro, assumirá o cargo de procurador-geral da Câmara de Vila Velha. Samuel Paiva é o novo chefe de gabinete do prefeito.

Nova secretária de Educação

A Secretaria Municipal de Educação será assumida por Carla Cabidel, conforme Arnaldinho já havia anunciado em 17 de dezembro. Ela é servidora efetiva de Vila Velha desde 2009. Já atuou como professora, pedagoga e diretora escolar.

Vice-prefeito acumulará secretaria

Empossado nessa quarta-feira com Arnaldinho, o novo vice-prefeito, Cael Linhalis (PSB), acumulará o comando da Secretaria Municipal de Governo. É uma boa pasta para ele “pegar cancha” e conhecimento sobre a máquina municipal, caso precise assumir o cargo de prefeito em abril de 2026 – se Arnaldinho renunciar para se candidatar a governador.

Novidade 1: Secretaria de Relações Institucionais

A até então secretária de Governo, Maria do Carmo Neves, mais conhecida por Carminha, assumirá o comando da novíssima Secretaria Municipal de Relações Institucionais, uma das três que Arnaldinho decidiu criar, por meio de projeto de lei a ser mandado em breve para a Câmara.

Novidade 2: Secretaria de Turismo

Hoje, em Vila Velha, existe a Secretaria de Cultura e Turismo, chefiada por Roberto Patrício Júnior. A pasta será desmembrada em duas, pois Arnaldinho concluiu que é preciso dar uma atenção maior ao desenvolvimento do turismo da cidade. O secretário ou secretária de Turismo, segundo ele, será anunciado em breve. Roberto deve seguir como secretário de Cultura.

Novidade 3: Secretaria de Defesa da Mulher

A terceira, inédita na cidade, será a Secretaria Municipal de Defesa da Mulher. O prefeito reconhece que hoje, infelizmente, Vila Velha é a cidade capixaba que figura com maior índice de violência doméstica. O flagelo, portanto, precisa ser atacado de maneira focal, com uma secretaria específica. “Precisamos colocar mais energia e mais luz no problema, e é isso que a gente faz neste momento.”

Ainda não foi anunciado quem vai cuidar da nova pasta.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui