Coluna Vitor Vogas
Arnaldinho escala dois vereadores para seu novo governo em Vila Velha
E mais: as outras mudanças no secretariado de Arnaldinho; a pasta que será comandada pelo novo vice-prefeito; as três secretarias que serão criadas
Ao tomar posse nessa quarta-feira (1º) para o segundo mandato no cargo, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) anunciou a nomeação de dois vereadores do partido dele para o secretariado de Vila Velha no governo recém-iniciado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Joel Rangel é o novo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade. Já Anadelso Pereira assume a Secretaria de Esporte e Lazer.
Mudanças na Câmara
A escalação feita por Arnaldinho mexe com a configuração do novo plenário da Câmara de Vila Velha. Como os dois vereadores recém-empossados terão de se licenciar do mandato, suas vagas serão assumidas, enquanto estiverem licenciados, pelos dois primeiros suplentes do Podemos, George Alves e Adriana Meireles.
Os dois tiveram mais votos nominais que alguns dos vereadores eleitos, mas não se elegeram por causa do cálculo de distribuição das vagas.
Ex-secretária de Educação na Câmara
Adriana Meireles foi secretária de Educação de Vila Velha durante a administração de Arnaldinho. Deixou o cargo exatamente para disputar uma cadeira na Câmara pela chapa do Podemos, montada a dedo pelo prefeito.
Antes mesmo da campanha, comentava-se muito na cidade que Adriana era uma aposta de Arnaldinho e que ele queria muito tê-la no Legislativo.
Joel Rangel
“Nascido e criado” na política no grupo do ex-prefeito Max Filho (PSDB), adversário de Arnaldinho, Joel aproximou-se bastante do atual prefeito no mandato passado. Foi líder de Arnaldinho na Câmara de Vila Velha, até perder o mandato, já em 2024, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) – porque o PTB, partido pelo qual se elegeu em 2020, fraudou a cota de gênero.
Em outubro, Joel conseguiu voltar à Câmara, pelo Podemos. Em meados de dezembro, chegou a ser cotado para concorrer à presidência do Legislativo Municipal, mas acabou apoiando o colega Osvaldo Maturano (PRD), candidato que conquistou o apoio de Arnaldinho e de todos os vereadores eleitos pela base. Nessa quarta, Maturano se elegeu presidente com 19 dos 21 votos possíveis.
Dança das cadeiras
Joel estava à frente do Instituto de Previdência de Vila Velha. Agora, quem assume o lugar dele no órgão é Caio Candido, auditor aposentado da Receita Federal.
Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Joel substitui Adriana Peixoto Miguel. Esta, por sua vez, assume a Controladoria-Geral do município.
Já o chefe de gabinete de Arnaldinho, Carlos Roberto Carneiro, assumirá o cargo de procurador-geral da Câmara de Vila Velha. Samuel Paiva é o novo chefe de gabinete do prefeito.
Nova secretária de Educação
A Secretaria Municipal de Educação será assumida por Carla Cabidel, conforme Arnaldinho já havia anunciado em 17 de dezembro. Ela é servidora efetiva de Vila Velha desde 2009. Já atuou como professora, pedagoga e diretora escolar.
Vice-prefeito acumulará secretaria
Empossado nessa quarta-feira com Arnaldinho, o novo vice-prefeito, Cael Linhalis (PSB), acumulará o comando da Secretaria Municipal de Governo. É uma boa pasta para ele “pegar cancha” e conhecimento sobre a máquina municipal, caso precise assumir o cargo de prefeito em abril de 2026 – se Arnaldinho renunciar para se candidatar a governador.
Novidade 1: Secretaria de Relações Institucionais
A até então secretária de Governo, Maria do Carmo Neves, mais conhecida por Carminha, assumirá o comando da novíssima Secretaria Municipal de Relações Institucionais, uma das três que Arnaldinho decidiu criar, por meio de projeto de lei a ser mandado em breve para a Câmara.
Novidade 2: Secretaria de Turismo
Hoje, em Vila Velha, existe a Secretaria de Cultura e Turismo, chefiada por Roberto Patrício Júnior. A pasta será desmembrada em duas, pois Arnaldinho concluiu que é preciso dar uma atenção maior ao desenvolvimento do turismo da cidade. O secretário ou secretária de Turismo, segundo ele, será anunciado em breve. Roberto deve seguir como secretário de Cultura.
Novidade 3: Secretaria de Defesa da Mulher
A terceira, inédita na cidade, será a Secretaria Municipal de Defesa da Mulher. O prefeito reconhece que hoje, infelizmente, Vila Velha é a cidade capixaba que figura com maior índice de violência doméstica. O flagelo, portanto, precisa ser atacado de maneira focal, com uma secretaria específica. “Precisamos colocar mais energia e mais luz no problema, e é isso que a gente faz neste momento.”
Ainda não foi anunciado quem vai cuidar da nova pasta.