Coluna Inovação
Metalvix inova com projetos e tecnologias sustentáveis
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

Luiz Alberto Batista, gerente industrial de Inovação do Grupo Metalvix. Foto: Larissa de Angelo
Luiz Alberto Batista, gerente industrial de Inovação do Grupo Metalvix, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. São três empresas que fazem parte do grupo: Pneu Vix Ambiental e OEA (Orienta Energias Alternativas), além da Metalvix. Atualmente, a empresa está voltada a estruturação de negócios de engenharia. Por isso, tem se destacado com dois projetos inovadores: o Wind Fence e o Wind Tower.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Wind Fence é um projeto avançado de barreiras de vento que reduz a dispersão de poluentes em pátios de estocagem. Essas barreiras, feitas com estruturas metálicas e telas de polipropileno, diminuem a velocidade do vento, controlando a propagação de partículas. Este sistema já é patenteado e utilizado em diversas regiões do Brasil, mostrando eficácia na proteção ambiental.
O projeto Wind Tower aplica a tecnologia de tensegridade em torres eólicas. Essa abordagem permite a construção de torres mais leves e eficientes, utilizando tirantes que ancoram a estrutura no solo. A inovação reduz drasticamente o uso de concreto e aço, tornando a construção mais sustentável e econômica. As torres são capazes de ser instaladas em terrenos acidentados, onde modelos convencionais não seriam viáveis. Essa tecnologia, também patenteada, é uma novidade mundial e promete revolucionar o mercado de energia eólica.
Pneu Vix Ambiental
A Pneu Vix Ambiental, outra empresa do grupo, nasceu de um projeto de inovação focado na reciclagem de pneus inservíveis. Em operação desde 2019, a empresa é a primeira recicladora de pneus do Espírito Santo. Todo o processo envolve a trituração e separação de aço e borracha dos pneus. O aço é reintegrado à indústria siderúrgica, enquanto a borracha é usada na fabricação de produtos como pisos de playground, anilhas de musculação e campos de futebol society.
OEA
A OEA, focada em energias sustentáveis, complementa o grupo Metalvix. Um de seus projetos principais envolve a gaseificação de resíduos para gerar energia. Embora o projeto de geração de energia a partir da gaseificação de pneus ainda esteja em desenvolvimento, a OEA já realizou testes que demonstraram a viabilidade técnica da abordagem.
Eco Indústrias
As atividades de reciclagem do grupo ocorrem no Parque de Eco Indústrias em Cariacica, um complexo que abriga várias empresas dedicadas à reciclagem. Esse ambiente favorece a sinergia entre as empresas, promovendo a economia circular e a sustentabilidade. Além da reciclagem de pneus, o parque também lida com resíduos de vidro, eletroeletrônicos, orgânicos e óleos, transformando o que seria descartado em novos produtos e matérias-primas.
Parcerias Estratégicas
Para viabilizar a fabricação de suas torres eólicas, a Metalvix estabeleceu parcerias com a ArcelorMittal, utilizando aço produzido localmente. Essa colaboração visa desenvolver uma tecnologia completamente capixaba, fortalecendo a indústria regional e impulsionando a inovação no setor de energia.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
