Coluna Inovação
ArcelorMittal cria estratégias para reduzir a crise hídrica no ES
Criação de um aplicativo para monitorar rio e auxílio na dessalinização da água do mar são algumas das ações da empresa
A crise hídrica é uma realidade mundial e o Espírito Santo não fica fora dessas estatísticas. Em dezembro de 2023, os reservatórios atingiram níveis críticos e o ES decretou estado de alerta, tendo até restrições e multas para evitar o desperdício. Mas o enfrentamento da escassez de água vem ganhando aliados. Lançado em junho e agora disponíveis para Android e iOs, o HidroES é um aplicativo inovador da ArcelorMittal para monitorar as vazões e preservar os recursos naturais do Rio Santa Maria de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ideia é que os usuários diretos do aplicativo possam acompanhar a situação do rio para ter maior controle sobre as plantações, por exemplo. Através de um sistema de GPS, o aplicativo reconhece o local daquele usuário e ele vai trazer as vazões exatamente da região onde usuário está. Dessa maneira, é possível fazer uma leitura ainda mais real da área que aquela pessoa faz uso do rio. A expectativa é de que outros rios possam entrar na lista de monitorados.
A ArcelorMittal também busca ajudar na falta de água doce no planeta. Para isso, foi construído o maior local de dessalinização de água do mar do Brasil, com um investimento de R$ 50 milhões. É um local que não oferece apenas segurança hídrica, mas também estabelece um novo plano de sustentabilidade da indústria. Com o processo, a empresa não “disputa” água com a sociedade pois faz todo o procedimento de maneira interna.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.