Coluna Eliana Gorritti
Cooperativas do ES recebem mulheres amazonenses em busca de inovação
Em intercâmbio no Espírito Santo, mulheres amazonenses que participam de cooperativas mergulham nas práticas locais de cooperativismo para fortalecer seus negócios e o protagonismo feminino
Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e ampliar o desenvolvimento de novos negócios no cooperativismo, uma comitiva de 32 pessoas partiu do Amazonas e chegou a Vitória, no Espírito Santo, na última segunda-feira (21/10). Composta por 26 mulheres de oito cooperativas de agricultura familiar do Amazonas, dois representantes do Sebrae/AM e quatro membros do Sistema OCB/AM, a comitiva veio em busca de inspiração e conhecimento das práticas de sucesso do cooperativismo capixaba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As participantes integram o comitê Elas pelo Coop, uma iniciativa do Sistema OCB/AM para capacitar mulheres nas cooperativas amazonenses. Em seu segundo dia no Espírito Santo, o grupo visitou a Coopram, cooperativa de empreendedores rurais em Domingos Martins, onde foram recebidas pelo presidente Darli Schaefer e sua equipe, que compartilharam a trajetória e os processos da coop.
Em seguida, no dia 23/10, a comitiva seguiu para Muqui, onde visitou a Cafesul, cooperativa de cafeicultores, com destaque para o grupo Póde Mulheres, composto por cafeicultoras que abriram suas propriedades para troca de experiências e aprendizado prático.
De volta a Vitória nesta quinta-feira (24/10), o grupo foi recebido na sede do Sistema OCB/ES para conhecer o trabalho da organização estadual, acompanhadas pela analista de Desenvolvimento Humano, Bianca Rocha, e pelos analistas de Desenvolvimento Cooperativista, Caroline Zanetti e Vinícius Schiavo.
Após uma série de cursos preparatórios no Amazonas, essas visitas técnicas representam um marco para o comitê Elas pelo Coop, cuja próxima etapa desafia cada cooperativa a desenvolver novos produtos com os aprendizados adquiridos. “Foi uma honra receber essas mulheres e acompanhá-las nesse intercâmbio. Esperamos que as práticas capixabas inspirem adaptações inovadoras no cooperativismo do Amazonas”, afirma Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.