fbpx

Coluna André Andrès

‘Vinho na Vila’ trará novo formato de degustação a Vitória

Criada há oito anos em São Paulo, a Vinho na Vila terá sessões com horário determinado de degustação e oferecerá apenas vinhos brasileiros

Publicado

em

Feira de vinhos de Vitória vai servir 2 mil garrafas Foto: Divulgação

A Expovinhos funciona no sistema wine tasting: os visitantes se servem nos estandes e provam os vinhos oferecidos pelos expositores. Foto: Divulgação

Feiras e degustações de vinhos funcionam com diversos modelos. Temos variações no serviço, na seleção dos rótulos, na duração das provas. No final deste mês, Vitória vai receber uma feira com uma proposta diferente, pouco vista por aqui. Por dois motivos. O primeiro é o fato de a Vinho na Vila funcionar num esquema de sessões de degustação: as pessoas entram e têm acesso a mais de 200 rótulos. Terminado o período previsto, nova sessão, com novo grupo, é iniciada. “É como se fosse uma sessão de cinema. A pessoa escolhe o horário para começar sua prova e pode degustar os vinhos oferecidos ao longo de três horas”, explica Larissa Fin, organizadora do evento. A segunda novidade está na seleção dos produtores: serão provados apenas vinhos brasileiros, algo muito raro de ocorrer no estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Vinho na Vila foi criada em 2016. Tem esse nome porque nasceu na Vila Madalena, agitadíssimo bairro de São Paulo. Da capital paulista migrou, em seguida, para Brasília e Rio de Janeiro. Essas cidades receberam o maior número de edições. Outras foram realizadas em Florianópolis, Goiânia, Salvador. E este ano chegou a vez de Vitória e Curitiba. Uma linha percorre todas esses eventos, organizados pela Casa Vitis: a busca pela divulgação do vinho brasileiro. Em Vitória, serão 15 vinícolas nacionais, escolhidas pela Casa Vitis, apresentando seus rótulos.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Vinho na Vila destaca produção local

Por meio de entidades ligadas ao setor, os organizadores convidam as vinícolas a participarem da feira. A seleção é feita após o preenchimento de uma espécie de “cota” para produtores locais. Quando essa produção não é suficiente para preencher as três ou quatro vagas abertas para a produção regional, os espaços são ocupados por vinícolas de outros estados.

Vinícola Garbo é tocada por jovens no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Vinhos da vinícola Garbo poderão ser degustados durante a Vinho na Vila. Foto: Divulgação

Grupo de jovens enólogos quer renovar cenário do vinho nacional

Segundo Larissa Fin, a busca é sempre por vinhos pouco parecidos entre si, para oferecer uma variedade maior para os degustadores. Essa busca se reflete na mescla do porte das vinícolas, porque os estandes serão ocupados por vinícolas de butique, como os da Arte Viva, passando pela produção dos jovens da Garbo Enologia Criativa até chegar à tradicional Miolo, com a promessa de trazer alguns de seus rótulos mais premiados.

Música, arte e comidinhas

Serão cinco sessões de degustação, três no sábado, duas no domingo. Em todas elas, ocorrerão eventos paralelos. Produtores do estado vão apresentar queijos, frios e embutidos. Para quem quiser algo mais “consistente”, haverá uma feirinha com a presença de chefs locais. Haverá também workshop gratuito com produtores, aulas de pintura, unindo vinho e arte, e muito jazz e Bossa Nova para embalar as provas dos muitos vinhos colocados à disposição de quem aparecer no Clube Ítalo Brasileiro. Apesar de o endereço ser o mesmo da Casa Cor deste ano, a Vinho na Vila ocorrerá em outro espaço do clube.

A Vinho na Vila é, enfim, uma oportunidade de conhecer um modelo de degustação poucas vezes visto no estado. E com a vantagem de entrar em contato com bons produtores de vinhos brasileiros. Um ótimo programa para quem já faz parte e para quem está entrando no vasto mundo do vinho.

Vá lá

Vinho na Vila Vitória 2024 – 26 e 27 de outubro
Local: Ítalo Lounge – Clube Ítalo Brasileiro
Endereço: Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 – Ilha do Boi, Vitória – ES
Ingressos: R$ 120 (lote de lançamento) e 150 (1º lote)


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui