fbpx

Coluna André Andrès

Vinho brasileiro ganha medalha de ouro na França

Entre os representantes do vinho brasileiro no Vinalies, um dos mais prestigiados concursos do mundo, quem brilhou foi a Aurora.

Publicado

em

A enorme diversidade, a vasta produção e a alta qualidade da Vinícola Aurora foram reconhecidas no conceituado concurso Vinalies Internationales na França. O Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos, integrante da linha mais sofisticada da Aurora, foi agraciado com a Grande Medalha de Ouro. Foi o único vinho brasileiro a alcançar o mais alto nível de reconhecimento na edição deste ano. O mesmo rótulo também recebeu a medalha de ouro no concurso Cittá del Vino na Itália de 2022.

Vinho de 100 pontos: novo ícone chileno tem nota máxima

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A premiação no Vinalies não foi o único destaque para a Vinícola Aurora. A edição especial do Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon safra 2019 também recebeu sua primeira medalha de ouro. Além disso, o espumante Moscatel Branco, vinho mais premiado da vinícola, e sua versão rosé foram igualmente honrados com ouro.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

A perfeição do terroir gaúcho

O enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio, celebrou o prêmio do Gioia Merlot. “É o reconhecimento de todo um trabalho. Trata-se de um vinho elaborado como um produto diferente, como um vinho nobre e com grande o potencial de guarda. O produto fruto da safra 2018 está na plenitude, mas tem ainda no mínimo cinco anos de evolução”. Zilio destaca a importância da adaptação da uva Merlot ao terroir da Serra Gaúcha e o rigor da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos na garantia da qualidade.

Sucesso do vinho brasileiro

Na mesma linha,  Zilio comentou as outras premiações: “Num concurso como o Vinalies, os jurados costumam procurar produtos com aromas finos e complexidade. E isso é o que os nossos espumantes moscatéis, tanto o branco como o rosé, apresentam, além das características próprias da uva moscato, de leveza e dulçor. Além disso, a premiação do Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon é o reconhecimento a um vinho repaginado pela Aurora, de um rótulo de importância muito grande na história da empresa pelas premiações já conquistadas. E também significa a valorização e a afirmação da nossa qualidade. Essa qualidade começa lá nos vinhedos dos cooperados, passa pela indústria e chega às taças dos consumidores”.

‘Maior vinho de Portugal’ é liberado após 9 anos de análise

A 30• edição do Vinalies Internationales teve suas degustações entre os dias 1º e 5 de março em Cannes. O concurso tem o aval da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).

Conheça o Gioia Merlot

Vinho brasileiro Gioia Merlot foi premiado na França. Foto: Divulgação.

O Gioia Merlot foi o único vinho brasileiro a receber a Grande Medalha de Ouro na avaliação em Cannes. Foto: Divulgação

O vinho brasileiro premiado na França integra a linha de vinhos especiais da Vinícola Aurora.”Gioia” significa alegria em italiano. O tinto, feito apenas com Merlot, é definido pelos seus autores como parte de “uma linha de produtos que busca a expressão máxima do terroir de cada local”. A ficha técnica de degustação da vinícola fala de um vinho “de coloração vermelha rubi intensa com traços violáceos”. O olfato apresenta “aromas de fruta como a cereja e notas de carvalho como caramelo, cacau, café e baunilha”. No paladar é “estruturado e tem grande volume de boca”.

Quanto: no site da vinícola é vendido por R$ 180.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.