fbpx

Coluna André Andrès

Rótulo chileno ganha título de melhor vinho de 2024

Escolha da Wine Spectator, conceituada publicação norte-americana, é uma das mais criteriosas do planeta. Confira qual é o melhor vinho do ano na avaliação da publicação

Publicado

em

O Don Melchor é o melhor vinho do ano, segundo a Wine Specator. Foto: Divulgação

Don Melchor 2021, melhor vinho do ano pela WS: tinto chileno ficou à frente de rótulos mais famosos. Foto: Reprodução

Acaba de sair o resultado final de uma das avaliações anuais mais aguardadas do mundo do vinho. A revista norte-americana Wine Spectator (também conhecida como “WS”, a sigla de referência para as notas dadas pela publicação) concluiu a relação dos 100 melhores vinhos degustados por sua equipe neste ano. E o vencedor é um ícone chileno. O Don Melchor safra 2021, excelente tinto, encontrado facilmente no país, é o melhor vinho de 2024. A publicação derrama-se em elogios ao tinto. “Oferece uma base de notas de grafite e cassis que se reúnem em torno de camadas elegantes de alecrim seco e pimenta branca. O núcleo ricamente texturizado de sabores de framboesa e ameixa mostra precisão e acidez suficiente para manter as coisas navegando no final em torno de taninos bem integrados e toques de cacau”, diz a nota de avaliação da WS.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Top 100 da revista norte-americana é uma referência por conta de levar em consideração aspectos importantes para o consumidor, como o preço e a disponibilidade do produto. O ranking é feito a partir de um tipo de equação. Dela fazem parte fatores como valor, número de garrafas disponíveis no mercado e um ponto mais subjetivo, definido pelos editores, como “entusiasmo” pela bebida. O preço, a dimensão de produção e distribuição do vinho avaliado são importantes porque, se assim não fosse, haveria o risco de a revista premiar com constância vinhos inalcançáveis para pessoas comuns, como um Le Pin ou um Petrus, tão raros quanto caros. Por fim, os 100 vinhos escolhidos para fazer parte da lista final são resultado de avaliação de centenas e centenas de garrafas. Talvez fosse melhor falar em milhares…

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

A construção do melhor vinho do ano

Em sua extensa nota sobre o melhor vinho do ano, a Wine Spectator recupera parte da história recente do Don Melchor. “Desde sua safra inaugural em 1987, a Viña Don Melchor aspirou a demonstrar que o terroir chileno pode produzir vinhos de classe mundial. Mantendo esse credo, há vários anos ela se tornou uma marca independente, separada de sua empresa controladora, a Concha y Toro. A mudança sinalizou uma mudança para distinguir o carro-chefe dos rótulos principalmente de grande volume e preço mais baixo da Concha y Toro. Agora em sua 35ª safra, o exemplar Viña Don Melchor Cabernet Sauvignon Puente Alto Vineyard sem dúvida teve sucesso em seu esforço como referência de excelência, tanto no Chile quanto no mundo, e sua versão de 2021 ganha as honras de Vinho do Ano de 2024 da Wine Spectator”, diz a abertura do texto.

Chilenos e argentinos brilham em lista dos melhores de 2023

A conquista do Don Melchor ganha ainda mais significado quando se observa a lista dos dez melhores vinhos deste ano. O vinho chileno superou rótulos produzidos na França, Itália e Estados Unidos. Entre eles, alguns bastante conhecidos, como o Tignanello, da Antinori. A questão agora, para os apreciadores de vinho, é encontrar o mais rapidamente possível a safra 2021 do ícone chileno. Porque são duas as consequências imediatas para os vinhos premiados pela Wine Spectator: subir de preço (ele hoje custa entre R$ 1.000 e R$ 1.400) e sumir das prateleiras. E quem tem a felicidade de ter uma garrafa em sua adega passa a tratá-lo como uma joia. Uma joia rara…

A lista dos 10 melhores

Confira abaixo a relação dos 10 melhores vinhos da Wine Spectator>

01. Viña Don Melchor Cabernet Sauvignon Puente Alto Puente Alto Vineyard – 2021
02. Beaulieu Vineyard Cabernet Sauvignon Napa Valley Georges de Latour Private Reserve – 2021
03. Antinori Toscana Tignanello – 2021
04. Faust Cabernet Sauvignon Napa Valley – 2021
05. Chimney Rock Cabernet Sauvignon Stags Leap District – 2021
06. Drouhin Oregon Roserock Pinot Noir Eola-Amity Hills – 2022
07. Domaine du Vieux Télégraphe Châteauneuf-du-Pape La Crau – 2020
08. Williams Selyem Pinot Noir Russian River Valley Eastside Road Neighbors -2022
09. G.D. Vajra Barolo Albe – 2020
10. Ramey Chardonnay Russian River Valley – 2022


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.