Coluna André Andrès
Compre vinhos do Sul: os gaúchos precisam. E agradecem
Escolher rótulos do Rio Grande Sul é ótima maneira de ser solidário com quem está sofrendo tanto. E você pode se surpreender, porque os vinhos do Sul estão cada vez melhores
A solidariedade possui uma característica fundamental: ela é grandiosa independentemente do tamanho da ação. A doação de um quilo de arroz por quem sobrevive com um salário mínimo é tão valorosa quanto as toneladas de alimentos enviadas de avião por uma banqueira ou um jogador de futebol. Não importa o gasto, importa o gesto. No entanto, se for possível juntar gasto e gesto em um só ato, a ação solidária ganha contornos ainda mais definidos. Por isso, começa a ganhar força, entre quem tem o hábito de comprar garrafas de tintos, brancos e espumantes, o movimento de optar por vinhos do Sul. É uma maneira prática de apoiar os produtores, estimular a economia gaúcha e, principalmente, abraçar, mesmo de longe, quem está sofrendo tanto.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ainda não há um balanço exato sobre a dimensão dos estragos causados pelas chuvas nas videiras gaúchas. Já existe um movimento de produtores buscando união para estimular o consumo dos vinhos do Sul, mas, para todos eles, importante agora é tentar socorrer quem precisa. Um comunicado da Cooperativa Aurora dá dimensão desse quadro. Uma das maiores produtoras do país, a Aurora afirma estar com foco “apenas no atendimento às famílias atingidas”, para garantir a segurança das pessoas e atender suas necessidades básicas. “Superado este primeiro momento, haverá a avaliação dos impactos materiais e seus reflexos nas questões produtivas”, diz a nota.
Grupo de jovens enólogos quer renovar cenário do vinho nacional
Cenário dramático
Apesar de ainda não haver um cenário mais detalhado, algumas vinícolas já dão sinais do drama a ser enfrentado por elas. As videiras da Valparaíso, por exemplo, foram totalmente tomadas pelas águas. “Ano passado tivemos uma enchente bem séria, mas nada como agora. A vinícola fica ao lado de um pequeno riacho que encheu muito e transbordou”, conta Naiana Argenta, filha de Arnaldo Argenta, responsável pela vinícola. A Valparaíso busca manter suas vendas por meio de seu site. A ideia é transferir 30% das vendas para os desabrigados da região.
O caso da Valparaíso vai se repetir por inúmeras casas produtoras, certamente. Sob os dois aspectos: os prejuízos nas áreas plantadas e a busca de apoio para as vendas e, ao mesmo tempo, para as famílias atingidas. Por isso a coluna hoje se vale de um trabalho feito pela plataforma Brasil de Vinhos e traz algumas das várias iniciativas das vinícolas gaúchas.
E existe a possibilidade de você ajudar mesmo sem recorrer a essas iniciativas. Basta se lembrar dos produtores nacionais no momento de escolher um vinho para levar para casa ou abrir em um restaurante. Mesmo porque a escolha pode ser surpreendente, caso você não tenha o hábito de provar os rótulos brasileiros. Nossos vinhos têm evoluído bastante, e as opções de rótulos serão tema de uma coluna nos próximos dias. No entanto, isso é menos importante nesse momento. Fundamental agora é estimular o consumo de vinhos do Sul e estender a mão para quem precisa. Juntar intenção e gesto, com a grandeza natural da ações solidárias.
As campanhas de vinhos do Sul
Solidariza RS
O “Solidariza RS” é a união de dez vinícolas e apoiadores. A campanha busca arrecadar fundos através da venda de garrafas de vinho com 100% das receitas destinadas às instituições de ajuda na linha de frente. Cada garrafa custa R$ 100 e o objetivo é atingir a marca de 200 mil reais. As vinícolas participantes da campanha são: Madre Terra – Vigna in Fiori, Don Guerino Vinhos Finos, Casa Perini, Bebber, Tenuta Foppa & Ambrosi, Guatambu Estância do Vinho, Fante, Vinícola Salvattore, Ametista Espumantes e Vinhos, e Garibaldi Cooperativa Vinícola. Para contribuir, os interessados podem buscar informações no instagram @vinhosevinhosoficial .
Cevin
O Clube dos Empreendedores do Vinho (Cevin) promove uma live solidária no dia 14 me maio. Durante o encontro, empreendedores vão vender produtos com o valor total deles destinados à doação. “Como neste momento existem algumas campanhas já em andamento, nós compreendemos que na hora em que as águas começarem a descer será uma etapa que também precisará da mobilização da sociedade para ajudar na reconstrução” afirma Alessandra Fracaro, da Fracaro Wines. Para participar desta ação solidária, que terá o horário confirmado em breve, acompanhe pelo insta o @empreendedoresdovinho .
Machado & Crivelari
A Vinícola Machado & Crivelari lançou uma campanha chamada “Vinho Solidário” Ao comprar qualquer vinho da linha Music, que inclui Moscato Giallo, Merlot e Cabernet Sauvignon, 50% do valor das vendas será destinado às famílias afetadas pela catástrofe. Cada garrafa está sendo vendida por R$ 90 e há a opção de adquirir uma caixa para aumentar o auxílio prestado. Para mais informações ou realizar uma compra, os interessados podem acessar o link para contato.
EnólOgro Winewear
As iniciativas não apenas de produtores gaúchos. A loja de camisetas de vinho EnólOgro Winewear, de Campinas (SP) está vendendo uma peça com a estampa “Vinho Gaúcho do Tinto ao Branco na Taça sempre um Encanto”. Todo o lucro obtido com a venda será revertido para as vítimas das enchentes. Ela pode ser adquirida neste link.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui