Bem-estar
Quer parar de fumar? Saiba onde buscar ajuda de graça no ES
Principais cidades da Grande Vitória oferecem tratamento gratuito em mais de 50 Unidades de Saúde
Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. A data foi criada para ser um alerta sobre os malefícios do cigarro e a conscientização sobre a necessidade de sanar o vício causado pelo tabaco.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência da nicotina que está presente em produtos feitos à base do tabaco. Fumado, inalado, aspirado ou absorvido pela mucosa oral, ele pode causar dependência e aumentar o risco de outras doenças.
Doenças como tuberculose, infecções respiratórias, ulcera gastrointestinal, osteoporose, catarata, impotência sexual e infertilidade podem ser desenvolvidas por conta do vício na nicotina. Além disso, câncer de pulmão, rim, esôfago, fígado, pâncreas e AVC estão diretamente ligados com o tabagismo.
> Sintomas de ataques cardíacos vão além de dor no peito. Entenda
Para sensibilizar e promover um tratamento, as prefeituras da Grande Vitória disponibilizam de forma gratuita atendimentos especializados de forma individual ou em grupo. Diversas Unidades de Saúde de vários bairros de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória recebem os pacientes.
Busque ajuda
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica disponibiliza durante o ano todo um tratamento gratuito por meio do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista. Para ter acesso aos atendimentos individuais ou em grupo de apoio, os interessados podem se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde e se apresentar.
São seis unidades que recebem os pacientes que querem participar do programa. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jardim América, São Francisco, Santa Fé, Jardim Botânico, Nova Canaã e Flexal 2 estão disponíveis durante todo ano.
Serra
A Secretaria de Saúde do município oferece tratamento contra o tabagismo desde 2008. O Programa de Controle do Tabagismo conta com uma equipe composta por diversos profissionais que auxiliam de forma individual ou em grupo, cada caso da maneira específica.
As Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede) e as Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida, São Marcos e Cidade Continental recebem o público que quer participar do programa. Para o atendimento, basta ir até a unidade que atenda o bairro com o cartão do SUS, comprovante de residência e documento com foto.
Vila Velha
Os moradores de Vila Velha que querem participar do Programa de Tabagismo podem se apresentar nas Unidades de Saúde de Jaburuna, Coqueiral de Itaparica, Araçás, Ibes, Divino Espírito Santo, Jardim Colorado, Vila Garrido, Dom João Batista, Ataíde, Paul, São Torquato, Barramares, Ulisses Guimarães, Barra do Jucu e Ponta da Fruta.
> Médico explica como identificar e cuidar da pressão alta e baixa
Os interessados fazem uma entrevista e a partir daí é definido qual será o melhor tratamento, entre adesivos, medicamentos ou goma mastigável, que é entregue pela própria UBS. Além disso, também são feitas reuniões semanais para debater sobre os prejuízos do cigarro.
Vitória
Na capital, todas as 29 unidades de saúde ofertam o tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar por meio do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). As ações promovidas visam prevenir que os mais jovens fumem mas também auxiliam na diminuição do uso do tabaco.
Para conseguir o tratamento, é necessário buscar a Unidade de Saúde mais próxima e manifestar a vontade de realizar o tratamento. Em seguida, o indivíduo será direcionado para uma avaliação agendada para que o tratamento seja realizado da maneira correta.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui