BandNews FM
Após polêmicas, Himaba altera forma de marcação de consultas
O hospital alterou a forma de marcação de consultas e ampliou a capacidade de leitos de enfermaria

Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves. Foto: Divulgação/Sesa
Após reclamações de pais e mães para conseguirem a marcação de uma consulta com pediatra, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernadino Alves alterou o processo de agendamento. Agora, não é mais necessário ir presencialmente ao local. Os responsáveis podem marcar as consultas por telefone.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O número 0800 050 5022 está disponível, com capacidade de 200 ligações simultâneas, entre 7h às 19h. Além do call center, o número que já estava em utilização para agendar as consultas continua o mesmo: (27) 3191-2770.
A partir deste mês, o Himaba também passa a contar com 32 novos leitos de enfermaria pediátrica, fazendo com que a unidade tenha, no total, 228 leitos de internação. De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é chegar a 400 leitos. Durante o mês de abril, também foram abertos mais sete leitos de unidade semi-intensiva pediátrica.
A quantidade de leitos disponíveis no hospital foi questionada há um ano, quando o caso do adolescente Kevin Belo Tomé da Silva, de 16 anos, parou o estado. O garoto morreu após esperar quatro horas por atendimento na porta do Himaba, dentro da ambulância. Na época, os médicos plantonistas alegaram falta de leito para receber o paciente. O caso completou um ano no dia 30 de abril.
Além da abertura de novos leitos, a unidade terá uma Sala de Pós-Alta, que pretende facilitar o giro de leitos no hospital. A partir de agora, os pacientes aguardarão nessa sala a chegada do transporte e não mais no leito.
A estrutura operacional e clínica também será ampliada. O Governo do Estado está no processo de contratação da empresa para executar o serviço de obras, com previsão de conclusão em três anos.
Está no planejamento do governo estadual, ainda, a implantação de mais 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 37 leitos de terapia intensiva e outros espaços como farmácia, almoxarifado, central de material e esterilização, refeitório, cozinha, expurgo e Departamento Médico Legal.
