fbpx

Alexandre Brito

Você não é obrigado a confraternizar com quem só sabe te infernizar

Na coluna do psicólogo Alexandre Brito, reflexões sobre o impacto de relações tóxicas e a importância de priorizar a saúde mental no fim de ano

Publicado

em

Confraternização de fim de ano

Confraternização de fim de ano. Foto: FreePik

O clima de final de ano não muda o que aconteceu ao longo dos 365 dias! Talvez essa seja uma época importante para avaliar a vida que vivemos e repensar nas relações que estabelecemos ao longo de 2024!

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Sendo assim, não devemos ignorar o que não desejamos repetir! É importante lembrar dos verdadeiros momentos de terror que tivemos com pessoas que são um risco para nossa saúde mental.

Aliás, isso serve para amigos, familiares, colegas de trabalho…

Alguns deles consomem nosso precioso tempo e energia de modo predatório, com relações tóxicas e abusivas que afetam diretamente a nossa vida!

E o mais interessante? A hipocrisia aparece fantasiada de ‘clima de confraternização’ no final do ano — algo que não faz o menor sentido!

Você não é obrigado a interagir com quem te fez mal, e isso não te faz uma pessoa antissocial!

Você não precisa fingir que está tudo bem, pois existem muitas formas de dizer não!

Você não é obrigado a confraternizar com quem só sabe te infernizar! Cuide da sua saúde mental e escolha estar perto de quem realmente importa!

Leia mais


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Alexandre Brito

Alexandre Vieira Brito é psicólogo e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui especialização em Filosofia e Psicanálise pela Ufes, bem como em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em saúde mental, formação profissional, políticas públicas e socioeducação. Realiza atendimento clínico desde 2010. Também é professor universitário e palestrante, articulando a psicologia em suas interfaces com outros saberes. Colunista da BandNews FM todas as segundas-feiras 17h40, ao vivo, e participa de entrevistas no Estúdio 360 da TV Capixaba para falar de psicologia e comportamento.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.