Alexandre Brito
“Psicologia cristã” não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia
Em primeiro lugar, ao buscar ajuda certifique-se que o profissional esteja exercendo legalmente a psicologia
O que isso significa? Vem comigo, vamos por partes!
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em primeiro lugar, ao buscar ajuda certifique-se que o profissional esteja exercendo legalmente a psicologia, diplomado em instituição reconhecida pelo MEC e devidamente registrado junto ao CRP (Lei 4.119/1962 / site.cfp.org.br).
Em segundo lugar, não existem “psicologias”. Existe uma psicologia, com treze especialidades, sendo que a “psicologia cristã” não é uma delas (CFP nº 23/2022).
Em terceiro lugar, é assegurado o caráter laico da profissão e é vedado ao psicólogo práticas que induzam a crenças religiosas ou a qualquer tipo de preconceito, no exercício profissional (Constituição Federal; Resolução CFP 7/2023; Código de ética do psicólogo, art. 2).
Você pode pensar:
– “Ah, então psicólogos são todos ateus?”
Nada disso! Cada profissional exerce sua própria espiritualidade e a psicologia reconhece o lugar da dimensão da religiosidade e da espiritualidade!
Mas, um psicólogo não pode tentar te induzir com crenças religiosas para a salvação do seu caso. Nem tratar sua crise esticando o braço, abrindo a palma da mão em sua direção e proferindo trechos bíblicos. Não pode, ainda, induzir que vocês façam um ritual religioso para espantar a depressão!
Você pode, ainda, pensar:
– “Posso procurar um que acredite em Deus e me corresponda, se eu quiser que ele me ajude me direcionando com a bíblia?
Lamento, mas você não vai encontrar isso na terapia e nem como forma de propaganda. Se encontrar, pode denunciar! (CFP nº 23/2022)
Porém, sua preocupação e demanda são super pertinentes e importantes pois, para além de um líder religioso, você busca um profissional! Tudo bem, nada de errado nisso! Você pode (e deve) levar suas crises, a religião e espiritualidade para a terapia, garantindo o sigilo absoluto, com ferramentas técnicas adequadas e sem nenhum tipo de julgamento!
Vale destacar que o profissional da psicologia também não vai tentar te “desviar” do que você crê!
Lembre-se: terapia e religião não são excludentes! Você pode fazer sua terapia e exercer sua fé sem nenhum problema. Alguns líderes religiosos assim o fazem e, inclusive, indicam a terapia!
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.