fbpx

Últimas Notícias

Leitos de UTI para covid são ampliados; ES deve ter novo aumento até fevereiro

No início da tarde, o Espírito Santo oferecia 384 leitos. No início da noite, o número subiu para 398. 0utras 300 vagas devem ser criadas

Publicado

em

Sesa amplia leitos de UTI para covid-19 e prevê novo aumento até fevereiro . Foto: Pixabay

Sesa amplia leitos de UTI para covid-19 e prevê novo aumento até fevereiro . Foto: Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) criou 14 novas vagas de UTI para atendimento de pessoas contaminadas com covid-19. A ampliação foi registrada no final da tarde desta quarta-feira (26), horas após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) incluir o Espírito Santo na lista dos estados em zona crítica das internações.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pela manhã, 311 dos 384 leitos de UTI disponíveis para o tratamento do novo coronavírus estavam ocupados. O número representava 80,99% da sua capacidade atual, um alerta sobre a expansão da doença que avança em decorrência da variante ômicron.

Com a ampliação, o número de leitos de UTI da covid subiu para 398. Destes, 317 já estão ocupados, o que corresponde a 79,65%. Há também 269 leitos de enfermaria, sendo que 194 estão preenchidos (72,12%).

Segundo o Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, o Espírito Santo possui hoje 667 leitos para atendimentos de vítimas da covid-19. Deste total, 511 estão ocupados (76,61).

Ao Portal ES360, a Sesa afirmou que “há um plano de contingência em andamento que prevê aumento de até 300 leitos de enfermaria adulto e infantil, já mapeados, para garantir o acesso da população à internação hospitalar”. De acordo com a Secretaria, o número pode ser alcançado até o início de fevereiro.

No pior cenário do enfrentamento à doença, foram criados 1.098 leitos de UTI de covid-19 e 1.099 leitos de enfermaria. Ou seja, se necessário o governo do Estado pode ampliar a sua capacidade atual para até 2.197 leitos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui