fbpx

TV Capixaba

Saiba como solicitar medida protetiva pela internet

Mais de três mil mulheres já fizeram a solicitação online

Publicado

em

Dobrou o número de mulheres que solicitaram medidas protetivas de urgência no Espírito Santo. Isso nos dois primeiros meses deste ano, se comparados ao mesmo período do ano passado. Foram 381 pedidos, contra 191 em janeiro e fevereiro de 2023. O que muitas mulheres ainda não sabem é que a medida protetiva pode ser solicitada pela internet. A coordenadora de promoção e defesa dos direitos das mulheres, Maria Gabriela Agapito, explica como funciona.

Durante a pandemia, a Defensoria Pública do estado registrou uma queda no número de requerimentos de medidas protetivas. No entanto, a situação não refletia a realidade, pois muitas mulheres estavam em isolamento social com seus agressores, aumentando sua vulnerabilidade. Para enfrentar esse desafio, a Defensoria criou um canal online para que as mulheres pudessem buscar ajuda de forma discreta e acessível a qualquer momento do dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por meio de um formulário simples disponibilizado no site da Defensoria, as vítimas podem preencher seus dados e relatar a violência sofrida, se desejarem. Caso prefiram não relatar imediatamente, a Defensoria entra em contato dentro de 24 horas, no horário indicado pela vítima, para oferecer assistência e dar encaminhamento ao caso. Desde sua implementação, o canal já recebeu mais de 3 mil inscrições virtuais para medidas protetivas, evidenciando a eficácia desse recurso como uma porta de entrada importante para o atendimento da Defensoria.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Além de proporcionar um meio seguro e ágil para buscar ajuda, o canal virtual também facilita o acesso à medida protetiva e aos demais serviços da Defensoria, especialmente para mulheres que vivem em regiões onde o órgão não está presente fisicamente.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Obesidade pode atingir metade das crianças e adolescentes até 2035
> Saiba como agir em casos de acidentes com animais peçonhentos
> Veja os destaques do esporte capixaba com Ferreira Neto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui