TV Capixaba
Saiba como funciona a primeira fábrica de azeite para uso coletivo
Plantio de aliveiras e produção de azeite têm crescido no ES. Capacidade da fábrica processar 100 quilos de azeitonas por hora
O plantio de oliveiras, o cultivo de azeitonas e a produção de azeite têm crescido no Espírito Santo, especialmente na região serrana. São 300 hectares de áreas plantadas e cerca de 100 estão em Santa Teresa. Por conta disso, foi construída uma fábrica de azeite para uso coletivo na região. A capacidade é processar 100 quilos de azeitonas por hora. O secretário de Estado da agricultura, Enio Bergoli, explica como funciona a agroindústria.
A capacidade de produção dessa nova agroindústria é de 100 litros de azeite por hora, com a estimativa inicial de 1.5 toneladas de olivas para a safra deste ano. A fábrica vai potencializar a produção podendo chegar até 200 mil litros de azeite produzidos. Para a instalação da fábrica, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca destinou cerca de R$ 600 mil para a aquisição de equipamentos utilizados na fabricação do azeite.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A expectativa é criar oportunidade para o aumento da produtividade e rentabilidade do produtor rural, agregando valor, conhecimento e o uso de novas tecnologias para atender à demanda com as oliveiras.
