fbpx

TV Capixaba

Pessoas prejudicadas pelas chuvas podem receber ajuda da Defensoria

A questão da chuva é complexa, mas a Defensoria Pública faz dois tipos de trabalho: preventivo e reparador

Publicado

em

Choveu bastante nas últimas semanas do Espírito Santo. Os transtornos causados pelas tempestades castigaram muitas famílias que tiveram as casas tomadas pela água e ficaram desalojadas. O que boa parte da população não sabe é que a Defensoria Pública pode ajudar quem foi prejudicado pelas chuvas e enchentes. O coordenador cível da Defensoria Pública do estado, Victor Oliverira Ribeiro, conta como pode ser feito para ajudar essas pessoas.

A questão da chuva é complexa, mas a Defensoria faz dois tipos de trabalho: preventivo e reparador. O preventivo é feito com mapeamento de benefícios, assistência social, atuação no campo de atuar com as Defesa Civil. Uma vez ocorrendo dano, vai para o atendimento reparador, quando a população chega na Defensoria com a demanda.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com a chuva que invade a casa de alguém, é possível que a pessoa fique sem documento e, por isso, esse é o primeiro passo para redocumentar as pessoas. A Defensoria também ajuda na busca da garantia do aluguel social e outros benefícios para aqueles que ficaram desalojados. Por fim, existem os casos mais graves com eventuais falecimentos, com liberação de corpo e fazer com que o governo faça um atendimento de saúde.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Em alguns casos cabem as indenizações. O poder público pode ser responsabilizado desde que haja uma comprovação de houve uma omissão ou falha na prevenção de enchentes. Por exemplo, as chuvas de verão são sempre esperadas, e quais são as ações que o governo faz para diminuir o impacto? Cada caso acaba sendo analisado para provar o vínculo do alagamento com a perda dos bens como casas e carros.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Complicações da dengue podem gerar problemas cardíacos
> Pesquisadores criam probiótico para quem tem transtorno do espectro autista
> Veja os destaques do esporte capixaba com Ferreira Neto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui