fbpx

TV Capixaba

Complicações da dengue podem gerar problemas cardíacos

Estudo relata que a doença pode gerar miocardite e arritmia em alguns pacientes. Letargia e tontura podem ser sinais para reconhecer o problema

Publicado

em

Assim como aconteceu durante a pandemia, muitas fake news sobre a dengue estão se espalhando rapidamente. São tratamentos inventados, sucos e chás milagrosos que não ajudam em nada, e outras coisas que podem colocar em risco a saúde das pessoas. Mas algo que não é fake news é que a dengue pode trazer problemas no coração. Um estudo mostrou que, entre as complicações cardíacas mais comuns, estão a miocardite e a arritmia. O médico cardiologista Rafael Altoé explica o que significam esses problemas.

Diversos vírus tem a capacidade de afetar o ser humano, provocando direta ou indiretamente inflamação de estruturas do coração, como é o caso do vírus da dengue. Ele pode destruir células do coração, ajudando no desenvolvimento de edemas. A incidência da ocorrência cardíaca é bem variada, quanto mais grave a dengue, mais grave é o problema cardíaco que pode gerar. Cerca de 10% podem ter algum tipo de afecção cardíaca e 11% pode ter alguma outra complicação também relacionada ao coração.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A miocardite é uma inflamação do tecido muscular, que pode cicatrizar normalmente ou gerar fibrose e atrapalhar o estímulo elétrico do coração. Quanto ao diagnóstico, não é tão fácil conseguir. Para fazer a descoberta da doença, são necessários exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A dengue tem a fase inicial, que é a fase da febre, e a fase crítica, quando diminui a febre. O momento mais perigoso é quando acontece essa diminuição da febre, sendo a fase mais complexa da doença, quando pode ser identificada a queda das plaquetas e gerar as complicações cardíacas.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Pesquisadores criam probiótico para quem tem transtorno do espectro autista
> Pessoas prejudicadas pelas chuvas podem receber ajuda da Defensoria
> Veja os destaques do esporte capixaba com Ferreira Neto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui