fbpx

TV Capixaba

Oropouche: saiba os sintomas, tratamento e prevenção

Febre oropouche é uma nova arbovirose, ou seja, uma doença causada por vírus transmitidos por mosquitos

Publicado

em

O vírus da febre oropouche está em circulação no Espírito Santo e já sáo 33 casos confirmados no estado. Eles foram identificados em exames do Laboratório Central. Transmitido pelo mosquito conhecido como “maruim”, é importante prestar atenção nos pequenos sintomas da doença. O subsecretário de vigilância em saúde, Orlei Cardoso, tira todas as dúvidas relacionadas a doença.

A febre oropouche é uma nova arbovirose, ou seja, uma doença causada por vírus transmitidos por mosquitos. Ela não tinha nenhum registro no Espírito Santo, mas já tinham casos confirmados na região Amazônica, especialmente no Amazonas e Acre desde a década de 1960.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os relatos de quem contraiu a doença são de sintomas como febre alta, cerca de 39ºC, enjoo, mal-estar e dor nas costas. Os outros sintomas são muito similares da dengue, como dores nas articuções e dor atrás dos olhos. Além disso, também há diminuição no número de plaquetas.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Nunca houve nenhum registro de morte relacionado a esse tipo de febre. A maior preocupação é ser uma arbovirose que pode se juntar com doenças como dengue, zika e chikungunya, gerando complicação no quadro de saúde.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Cartel de combustível na Grande Vitória? Entenda
> Sem Spoiler: “O dublê” e outras estreias do fim de semana
> Shopping Moxuara comemora 10 anos com show de Salgadinho


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui