fbpx

TV Capixaba

Mercado da Capixaba: nova estrutura contará com piso original de 1926

Objetivo é modernizar o local, mas manter o mesmo design de quando foi construído. Piso, madeira e até argamassa serão reutilizados

Publicado

em

Mercado da Capixaba. Foto: Flávio Setúbal/PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve hoje no EStúdio360 para contar um pouco mais sobre como estão as obras no Mercado da Capixaba, um dos pontos de referências culturais e econômicos do Centro de Vitória. A promessa de entrega já é longa, mas desde agosto do ano passado, as obras se intensificaram e a previsão é de que a obra termine no primeiro semestre de 2024.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pazolini explica que as obras estão em um ritmo satisfatório com o cronograma adiantado. De acordo com ele, as fases de raspagem e retirada do material exógeno, aquilo que não era original, já estão praticamente concluídas.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

O prefeito conta que além de renovar toda a estrutura, a previsão é de que o design original também permaneça. Durante as obras, foram descobertas algumas relíquias como o piso original de 1926. Dessa forma, uma parte do mercado irá trazer o piso original com as pedras assimétricas que foram cortadas e feitas à mão na época da construção do terreno. A área terá uma proteção especial de vidro para que o público possa conhecer um pouco mais da história.

“Vamos iniciar o processo agora do telhado, da instalação das telhas. Lembrando que nós estamos utilizando a mesma madeira de 1926. Ela, claro, está recebendo um tratamento para que possa ter a vida útil prolongada. Fizemos um reforço estrutural nas extremidades, mas a madeira é toda original”, explica Pazolini.

A ideia de renovar o Mercado da Capixaba é poder voltar a dar maior destaque à cultura capixaba na região do Centro de Vitória. Serão 18 lojas no espaço interno e um grande pátio que irá servir para exposições culturais.

“Ali vai ser a referência para as pessoas procurarem de fato o mercado como um local de encontro dos capixabas. Fazer um happy hour no fim da tarde às 17h, fazer encontros culturais aos finais de semana e trazer a concepção humanística para a cidade. Estamos preparando a nossa cidade hoje para que ela cuide bem de todos que moram e que visitam a nossa capital”, pontua o prefeito.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui