TV Capixaba
Governo sanciona lei contra racismo nos estádios do ES
Nova legislação não se limita apenas aos estádios de futebol, abrangendo também outros eventos esportivos
O governador Renato Casagrande sancionou uma lei que marca um importante passo na luta contra o preconceito racial nos estádios. Entre as medidas, está a possibilidade de encerrar uma partida em caso de racismo, além de punições exemplares para os infratores. O secretário estadual de esportes, José Carlos Nunes, dá os detalhes dessa novidade.
A nova legislação não se limita apenas aos estádios de futebol, abrangendo também outros eventos esportivos, como vôlei e basquete. Ela visa criar um ambiente onde todas as formas de discriminação sejam coibidas, não apenas no futebol, mas em todas as modalidades esportivas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além do encerramento da partida, a torcida que provocar os atos racistas pode fazer com que o time perca os pontos da partida, que serão dados para o time adversário. Nesse caso, o time deve entrar com o pedido judicial.
A lei torna obrigatória a punição para atos de racismo, com penas que variam de três a cinco anos de prisão, refletindo a gravidade do crime. A iniciativa busca sensibilizar os torcedores e promover uma cultura de respeito nos estádios, visando erradicar esse tipo de violência.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Terapias e outros benefícios: conheça 7 direitos dos autistas
> Abril verde: ambiente de trabalho saudável reduz riscos de acidentes
> Abril marrom chama atenção para os cuidados com a saúde dos olhos
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui