TV Capixaba
Epilepsia: o que é e como devem ser feitos os primeiros socorros
Descargas elétricas exageradas no cérebro faz com que existam diferentes tipos de crises de convulsão, gerando a epilepsia
O mês de março é considerado o mês de conscientização sobre a epilepsia. Uma doença que atinge 2% da população no Brasil e afeta em torno de 50 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Jacque Barros, mãe de uma jovem com epilepsia e embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia, e o neuronutricionista que deu origem a Associação no estado, Gustavo Correa, explicam o que é a doença e como ela pode ser tratada.
Quando uma pessoa tem uma única convulsão, isso não caracteriza necessariamente um quadro de epilepsia. No entanto, a epilepsia se manifesta quando ocorrem múltiplas convulsões, especialmente se os medicamentos não surtem o efeito desejado. Mas é importante lembrar que a epilepsia não se resume apenas a convulsões.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A doença é caracterizada por descargas elétricas exageradas no cérebro, ou seja, existindo diferentes tipos de crises. Existem as crises de ausência, caracterizadas por breves períodos de ausência e tiques nervosos, e as crises focais, que afetam áreas específicas do cérebro. Em relação aos primeiros socorros, são bem simples de serem feitos. Colocar a pessoa de lado, protegendo a cabeça é a principal maneira de ajudar. Também é importante afastar objetos que podem gerar machucados e aguardar a crise passar sem tentar desenrolar a língua ou colocar os dedos na boca da pessoa.
A nutrição tem um papel importante no processo do tratamento. A dieta cetogênica (alta gordura, proteína moderada e baixo carboidrato), pode reduzir a frequência e a intensidade das crises, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Empreendedorismo resgata mulheres vítimas de violência doméstica no ES
> Conheça os hábitos importantes para a saúde do cérebro
> Família faz vaquinha virtual para reconstruir ônibus sorveteria
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui