TV Capixaba
Entenda os sinais, sintomas e tratamentos da leucemia
Nesse tipo de câncer, as células jovens, que dariam origem as células maduras, param de se diferenciar e começam a se multiplicar
Viralizou nesta última semana um vídeo de Fabiana Justus compartilhando sua rotina no hospital. Com 37 anos, a filha de Roberto Justus foi diagnosticada com leucemia. A doença é um tipo de câncer que afeta a medula óssea. O médico hematologista Douglas Covre Stocco explica quais são os sinais, sintomas e tratamentos possíveis para a leucemia.
Nesse tipo de câncer, as células jovens, que dariam origem às células maduras que são vistas nos hemogramas, param de se diferenciar e começam a se multiplicar. Essas células são chamadas de blastos, que ocupam toda a medula. A pessoa pode ter anemia, pela falta de produção das células vermelhas, plaqueta baixa, por não produzir plaqueta, e infecções, porque as células de defesa param de trabalhar. A leucemia linfoblástica aguda é mais comum em crianças, já a leucemia mielóide aguda, é mais comum em adultos e idosos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Fabiana teve o filho Luigi há cinco meses. Durante a gestação, as mulheres apresentam dezenas de mudanças no corpo, e isso pode acabar levando ao aparecimento da doença porque o sistema imunológico pode ficar ‘mais fraco’ e não detectar as mutações, gerando a doença.
Para o tratamento, se a doença tiver um alto risco de reativar, é necessário transplante de medula além de quimioterapia. Por ser uma doença mais complexa, os tratamentos podem variar entre três meses e dois anos, dependendo do tipo e da gravidade.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Carro despenca de garagem: existe maneira de prevenir?
> Consumidor pode economizar até R$ 360 na cesta básica
> Jovem viraliza ao passar esmalte de unha no dente. É seguro?
