fbpx

TV Capixaba

Entenda o que é o cordão de girassol e de quebra-cabeça

Utilização dos cordões podem ser estratégias para melhorar o dia a dia de quem tem alguma doença oculta

Publicado

em

Você já deve ter visto alguém andando com um cordão no pescoço com desenhos de girassóis ou de quebra-cabeça. Mas o que eles significam? Qual é a importância de conhecer os cordões? O diretor social da Federação das Apaes Espírito Santo, Vanderson Gaburo, explica o motivo dos cordões terem sido adotados e como agir ao encontrar uma pessoa utilizando o acessório.

O cordão de quebra-cabeça é utilizado pelos autistas. Já o cordão de girassol, ele engloba todas as deficiências ocultas, inclusive o autismo. Eles tentam chamar atenção da sociedade para as pessoas que são renegadas e sofrem de capacitismo pela não identificação dos transtornos que apresenta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A utilização dos cordões são estratégias para melhorar o dia a dia das pessoas, mas que pelo outro lado, não pode tirar o foco do debate das diferenças humanas. O cordão ainda ajuda no caso das crianças que apresentam comportamentos diferentes e podem ser julgadas pelas pessoas que não tem informação sobre a deficiência oculta.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Vale lembrar que as pessoas não são obrigadas a utilizarem os cordões e também não substitui o documento comprobatório quando solicitado em alguns locais. No Espírito Santo ainda foi feita uma lei no ano de 2021 relacionada ao cordão e a identificação das pessoas com doenças ocultas.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Ataques: quais as regras para passear com cães?
> Serra abre curso preparatório gratuito para o Enem/Ifes
> Casal capixaba completa 70 anos de casados nesta terça


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui