TV Capixaba
Campanha busca conscientizar motoristas sobre paz no trânsito
O tema da campanha Maio Amarelo tem abrangência nacional: os Detrans de todo o país buscam adotar uma única fala sobre a segurança no trânsito
O mês de maio é marcado pela celebração do Maio Amarelo, uma campanha para prevenir acidentes de trânsito em todo o país. Este ano, a campanha tem como tema “A paz no trânsito começa por você”. O gerente de fiscalização de trânsito do Detran/ES, Jederson Lobato, deu os detalhes sobre a campanha durante entrevista para o Estúdio360, da TV Capixaba.
Este tema tem uma abrangência nacional, todos os órgãos trabalham o mesmo tema para que haja uma única fala sobre a segurança no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento que iniciou em 2011, com o objetivo de reduzir em 50% o número de óbitos e acidentes graves em 10 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os acidentes são causados principalmente por imprudência, como o uso do celular ao volante e o excesso de velocidade. Um exemplo disso foi uma ação integrada realizada no último sábado (04), onde 50 pessoas recusaram o teste do bafômetro em apenas dois pontos de fiscalização.
Para mudar esse cenário, é necessário trabalhar tanto a educação quanto a fiscalização de trânsito. Além disso, intervenções na via, como a implantação de barreiras físicas, podem ajudar a reduzir os acidentes.
Essas intervenções precisam envolver todos os níveis de governo, desde o federal até o municipal. O Sistema Nacional de Trânsito envolve todas as unidades da federação, buscando garantir a segurança viária em todo o país.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Como os municípios devem se preparar para eventos climáticos?
> Voluntários buscam espaço para acomodar doações para o RS
> Aluno de escola pública ganha medalha de ouro em matemática na Tailândia
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui