Solidariedade
Solidariedade une pessoas para atender população em situação de rua em Vitória
Atualmente, 20 voluntários se dedicam a arrecadar doações para ações semanais feitas às sextas-feiras e aos domingos no Centro de Vitória
Uma rede de solidariedade de quem se dedica a ajudar e acolher o próximo faz a diferença desde 2014. Voluntários do Instituto GAP – Grupo Ajude o Próximo – se reúnem duas vezes por semana com a intenção de ajudar moradores em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social no Centro de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Kelvin Amaral, de 29 anos, é motorista de caminhão e presidente do Instituto GAP. A doação e solidariedade veio de berço e o amor pelo serviço voluntário só cresceu ao longo dos anos. Espelhado nos ensinamentos dos pais, deu início ao projeto social e, desde então, dedica parte do seu tempo levando conforto, amor e atenção aos menos favorecidos.
Atualmente, 20 voluntários se dedicam a arrecadar doações para ações semanais feitas às sextas-feiras, 19 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e aos domingos, às 8h30 na frente da Catedral de Vitória. Na primeira, são distribuídas sopas aos moradores em situação de rua e pessoas em vulnerabilidades. Aos domingos, é dia de café da manhã.
Além das distribuições de alimentos semanais, as ações do grupo se estendem a auxiliar instituições como o Instituto Vovô Chiquinho, que atende crianças e adolescentes de Central Carapina, na Serra. Em datas comemorativas, os voluntários acabam levando doações e muita diversão seja no Dia das Crianças ou no Natal.
O GAP vai muito além da distribuição de alimentos às sextas e aos domingos, é a entrega dos voluntários que deixam o conforto de suas casas para doar amor e carinho àqueles que há muito tempo sequer recebem um abraço ou uma palavra de conforto. Eles tentam amenizar a dureza das ruas com gestos simples.
“Nesses oito anos vivemos muitas histórias e nos emocionamos com aqueles que atendemos. Foram tantos momentos, cada um deixa sua marca, seja a alegria de uma criança ao ganhar uma boneca, o olhar de gratidão de um morador em situação de rua ao receber um pão ou mesmo o choro de um pai de família ao ganhar uma cesta básica”, pontua Kelvin.
E se engana quem pensa que os maiores beneficiados são aqueles que receberam um alimento ou mesmo um abraço. Para Kelvin, poder ajudar não só o GAP, mas outros projetos sociais os quais ele faz questão de apadrinhar, é gratificante. E seguir os passos na caridade, o caminho que os pais ensinaram, deixam o seu coração aquecido.
E se você também quer experimentar esse gesto de doação, seja como voluntário ou com produtos e dinheiro, pode entrar em contato com o GAP por meio do perfil no Instagram. Também pode doar por meio do PIX 40.661.512/0001-13 (CNPJ). Também pode ficar por dentro das ações no site https://www.institutogap.org/.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui