fbpx

Solidariedade

Fotógrafa do ES cria projeto para dar visibilidade aos invisíveis

Através de webséries e ensaios fotográficos, Tatiana Pezzin mostra a luta de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade

Publicado

em

Paula e Samuel, um casal com deficiência, também ganharam um ensaio fotográfico

Paula e Samuel, um casal com deficiência, ganharam um ensaio fotográfico para celebrar o amor sem barreiras. Foto: Tatiana Pezzin

Você já parou para pensar no quanto muitas pessoas, diariamente, são ignoradas pelo simples fato de não se encaixarem nos padrões estabelecidos? O projeto fotográfico Invisibilidades, da fotógrafa Tatiana Pezzin, surge com o objetivo de transformar essa realidade, dando voz e visibilidade àqueles que a sociedade tende a esquecer.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Tatiana, apaixonada por fotografia desde a infância, iniciou sua trajetória profissional em 2006, com trabalhos autorais que refletiam seu olhar sensível sobre as diversas realidades. Ao longo dos anos, ela se aprofundou em um tema muito presente em sua obra: as pessoas com deficiência e aquelas em situação de vulnerabilidade. Entre 2015 e 2018, Tatiana desenvolveu o projeto Fotomental, que resultou em exposições fotográficas, um livro e um documentário com o apoio da Lei Rubem Braga. A proposta do projeto era simples, mas profunda: mostrar como as pessoas com deficiência percebem o mundo ao seu redor por meio da fotografia.

Fotógrafa Tatiana Pezzin

Tatiana Pezzin, responsável pelo projeto Invisibilidades, captura através de sua lente as histórias que precisam ser ouvidas e vistas por todos. Foto: Arquivo Pessoal

Criação do Projeto Invisibilidades

A vontade de dar ainda mais visibilidade a histórias esquecidas levou a fotógrafa a criar o Invisibilidades, projeto independente que busca, através de webséries e fotografias, contar as histórias de vida de pessoas que muitas vezes não são vistas pela sociedade. “Invisibilidades” aborda questões como a luta de uma mãe atípica da periferia pelos direitos e dignidade de seu filho com deficiência, o grito desesperado de uma pessoa em situação de rua por ser reconhecida como um ser humano, e os desafios enfrentados por um casal com deficiência na busca pelo direito de exercer a paternidade e a maternidade.

Com essa proposta, o projeto visa não apenas expor essas realidades, mas também provocar uma reflexão profunda no espectador sobre o que significa ser realmente visto. “Invisibilidades” é sobre quebrar barreiras e mostrar ao mundo as histórias que, por muitos anos, permaneceram silenciadas.

A experiência transformadora

Cada episódio da websérie é um testemunho da conexão entre Tatiana e os participantes. A fotógrafa, com sensibilidade, acompanha as histórias e, ao final de cada episódio, oferece aos participantes uma experiência transformadora: um ensaio fotográfico realizado por profissionais da área da beleza. O objetivo não é apenas capturar imagens, mas permitir que essas pessoas se vejam com outros olhos, depois de tantos desafios e invisibilidade social. Ao verem o resultado final, as reações são emocionantes, pois essas fotografias representam não só a luta de cada um, mas também a reafirmação da sua importância, de sua existência e de seu valor.

Uma missão

Tatiana acredita que os artistas visuais têm o poder de mudar o mundo. Para ela, cabe a eles quebrar padrões, visibilizar aqueles que precisam ser vistos e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de ser mais justa e acessível para todos. Com Invisibilidades, a fotógrafa reforça sua missão: proporcionar a esses indivíduos o reconhecimento e respeito que merecem, e, quem sabe, inspirar uma transformação na forma como todos enxergam o outro.

Janine, que vive em situação de rua, posou para as lentes de Tatiana Pezzin

Janine, que vive em situação de rua, posou para as lentes de Tatiana Pezzin. Foto: Divulgação