fbpx

Solidariedade

Campanha permite trocar lacres de latinhas por cadeiras de rodas

A ideia consiste em arrecadar 352 mil lacres de latinhas, o que equivale a 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres

Publicado

em

Entrega da cadeira ao Abrigo de Idosos. Foto: Divulgação/Cretovale

Entrega da cadeira ao Abrigo de Idosos. Foto: Divulgação/Cretovale

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um objeto simples e que é descartado pela maioria das pessoas tem se transformado em esperança e solidariedade. Uma campanha realizada pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vale (Cretovale) tem incentivado cooperados, colaboradores e a comunidade a juntar lacres de latinhas de alumínio. Os itens coletados são vendidos, e o valor adquirido é utilizado na compra de cadeiras de rodas para doação.

A ação da cooperativa é desenvolvida em parceria com o projeto Lacre do Bem e desde que foi iniciada já resultou na compra de dois equipamentos somente com a doação exclusiva dos cooperados. A ideia consiste em arrecadar 352 mil lacres de latinhas, o que equivale a 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres, que são repassados ao projeto e vendidos para reciclagem.

Os beneficiários são escolhidos pelos próprios membros da Cretovale. A primeira cadeira foi doada para o Abrigo de Idosos Abel Lino Portela, na Serra. A segunda, à pensionista Maria das Graças Santos, 71 anos, que teve a perna direita amputada devido à diabetes. Ela contou como a campanha a ajudou. “Quando precisava, eu usava uma cadeira emprestada. Agora tenho essa cadeira maravilhosa e posso me locomover à vontade”, comentou.

Atualmente a equipe está empenhada em arrecadar os lacres para realizar mais uma compra e poder ajudar novas pessoas. Para atingir o número necessário de lacres, a cooperativa conta com o poder da cooperação não apenas dos seus membros, mas de amigos, vizinhos e comunidade, todos reunidos em torno de um mesmo objetivo. Uma dessas pessoas é a pequena Larissa Perovano, de apenas 11 anos, que, junto com o seu avô, participa diretamente da arrecadação.

“Fiquei sabendo da campanha na Clínica Harmonia. Na minha escola tem uma cantina, e eu pedia aos meus colegas para me dar os lacres. Muitas vezes achava no chão. Fiquei muito feliz com a entrega de quatro garrafas com lacres na Cretovale”, disse ela orgulhosa. Para a diretora da Clínica Harmonia, Kelly Rodrigues Silveira, a campanha da Cretovale incentivou a trabalhar com os alunos valores como solidariedade e a empatia.

A colaboradora da Cretovale Silvana Maria de Almeida também se dedicou à campanha. Ela espalhou pela vizinhança, no bairro André Carloni, a importância da doação de lacres. “Minha vizinha Karla Dalla foi quem mais abraçou a causa. Ela envolveu sua família que mora em Carapebus e consegue me entregar muitos lacres”, disse.