fbpx

Plural

Orçamento Climático: Uma Nova Era de Investimentos Verdes no Estado

Álvaro Duboc e Juliani Johanson destacam a iniciativa do governo para enfrentar os desafios das mudanças climáticas

Publicado

em

Pela primeira vez o Governo vai destinar parte do orçamento do estado para projetos voltados para os efeitos climáticos. Foto: Divulgação

Em uma iniciativa inovadora, o Governo do Estado do Espírito Santo deu um passo ousado e necessário para enfrentar os desafios das mudanças climáticas: a criação do chamado Orçamento Climático. Pela primeira vez, o Projeto de Lei Orçamentária do Estado, enviado à Assembleia Legislativa, apresenta uma marcação clara dos investimentos públicos destinados a ações de mitigação e adaptação aos efeitos extremos do clima.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa proposta de orçamento climático reflete o compromisso da gestão estadual em alinhar o desenvolvimento econômico às metas de sustentabilidade e resiliência ambiental. Entre as principais áreas contempladas estão investimentos em macrodrenagem, para mitigar enchentes urbanas; contenção de encostas para prevenir deslizamentos em áreas de risco; gestão hídrica eficiente, visando o uso sustentável dos recursos hídricos; e ações de recuperação costeira, fundamentais para proteger o litoral da erosão e dos impactos do aumento do nível do mar.

Além disso, o projeto inclui a recuperação da cobertura florestal, vital para a conservação da biodiversidade e a regulação climática. Outra área de destaque é a promoção da mobilidade elétrica, que busca reduzir as emissões de carbono no transporte público, favorecendo a transição para um modelo de transporte sustentável.

Os selos na peça orçamentária permitem integrar medidas de adaptação e mitigação à durabilidade e eficiência dos investimentos planejados no longo prazo, garantindo maior efetividade da execução orçamentária. A evidenciação, por meio de marcadores, possibilita ainda reconhecer os projetos que atendem aos critérios de sustentabilidade e resiliência climática, dando a devida transparência a estas ações, garantindo o acompanhamento pela sociedade, promovendo as melhores práticas e atraindo investidores preocupados com as pautas ambientais.

Ao integrar essas ações ao orçamento estadual, o governo demonstra que a sustentabilidade e a adaptação climática passaram a ocupar a centralidade do planejamento e da execução de políticas públicas capixabas. Esse é um exemplo da liderança do Governador Renato Casagrande e um compromisso claro de governança climática que poderá inspirar outros estados a adotarem práticas semelhantes, com impactos positivos tanto no meio ambiente quanto na qualidade de vida da população.

Com o Orçamento Climático, o Espírito Santo reforça a sua posição de protagonismo no combate à crise climática, demonstrando que é possível crescer economicamente ao mesmo passo em que cuidamos do planeta e para as futuras gerações.


*Álvaro Rogério Duboc Fajardo é Secretário de Estado de Economia e Planejamento. Juliani Johanson é Consultora do Tesouro Estadual e Subsecretária de Estado de Orçamento.

 

 

 


Plural. Foto: Freepik

Portal ES 360 possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da administração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.

Clique aqui para preencher seu dados e enviar o seu texto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui