fbpx

Plural

Avanços e desafios no Transporte Público na Grande Vitória

O secretário Fábio Damasceno pontua os investimentos e modernizações no transporte público dos municípios da GV

Publicado

em

Transcol é o transporte público da Grande Vitória. Foto: Divulgação

Transcol é o transporte público da Grande Vitória. Foto: Divulgação

O Sistema Transcol vem recebendo investimentos e modernizações, desde 2019, que visam a melhoria do transporte público na Grande Vitória. Essa rede desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana, conectando comunidades e facilitando o deslocamento de mais de 600 mil pessoas diariamente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A expansão da operação, a inclusão das linhas do município de Vitória no sistema, a integração temporal em toda a Grande Vitória e o Aquaviário, são benefícios oferecidos com a implantação do bilhete único que oferece tarifa única em todo o sistema, sem custos adicionais aos usuários por viagem. Estas foram algumas das melhorias implementadas nos últimos anos.

Sem contar com a significativa renovação da frota, com mais de 725 novos ônibus, alcançando quase metade do total da frota com veículos com ar condicionado e wi-fi, menos poluentes, além dos ônibus elétricos.

A introdução de tecnologias como o Cartão GV e o aplicativo ÔnibusGV, com a localização e ocupação dos ônibus em tempo real, tem tornado o uso dos coletivos mais conveniente para os passageiros. Essas melhorias refletem o compromisso da gestão, liderada pelo governador Renato Casagrande, em oferecer um serviço de qualidade e acessível à população e com mais transparência.

O Conselho Gestor de Transporte conta com representantes do Governo e da sociedade civil organizada, tendo realizado diversas reuniões no último ano, onde todos são informados e participam das tomadas de decisão em relação à mobilidade.

Temos novos desafios para os próximos anos, entre eles, a melhoria dos terminais e a redução dos tempos das viagens. Planejamos obras e intervenções para criar mais corredores e faixas exclusivas para ônibus e também para modernizar os terminais. A segurança dos passageiros nos terminais e coletivos é algo que acompanhamos de perto e, em breve, iremos anunciar medidas importantes.

O Transcol opera de forma multimodal e integrada, com vasta cobertura metropolitana e atendendo de modo significativo à população capixaba. Além dos três barcos do Aquaviário, são mais de 1.600 ônibus em 380 linhas que ultrapassam 26 mil viagens e 9,7 milhões de quilômetros percorridos diariamente. Todo esse sistema conta com subsídios do Governo para evitar um ônus excessivo para os cidadãos e manter o sistema em pleno funcionamento. Essa contrapartida dos cofres públicos para o Transcol também é calculada considerando os compromissos e investimentos do Governo em outras áreas, como saúde, segurança, educação, afinal, o orçamento do Estado é único.

Os reajustes tarifários são cuidadosamente administrados, mantidos abaixo dos índices inflacionários, tornando a tarifa mais módica aos usuários e viabilizando a sustentabilidade financeira de todo o sistema. Nos últimos cinco anos, o reajuste do Transcol foi de 25,3%, enquanto a inflação no mesmo período foi de 32,7% e o salário mínimo teve aumento de 41,4%.

Temos dedicado esforços contínuos para aprimorar e otimizar o Transcol. No entanto, nossa visão vai além da simples melhoria do sistema, estamos comprometidos em promover um futuro com uma mobilidade sustentável e qualidade de vida para todos, agindo com responsabilidade em cada decisão que tomamos hoje.


*Fábio Damasceno é secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura


Plural. Foto: Freepik

Portal ES 360 possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da administração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.

Clique aqui para preencher seu dados e enviar o seu texto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui