Personagens
Mia Mamede brilha em prêmio de inovação sustentável na moda
Com faixa sustentável, a Miss Brasil é convidada de honra do Prêmio Hult, que vai premiar projetos de inovação com financiamento milionário
Com um reinado consciente e cheio de realizações dentro dos propósitos em que acredita, Mia Mamede, a capixaba eleita Miss Brasil, é a convidada de honra do prêmio internacional “Hult Prize”, de US$ 1,5 milhão, o equivalente a quase R$ 8 milhões, promovido pela Fundação Hult em parceria com a Fundação Bill Clinton, cuja semifinal aconteceu esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes. Mia foi eleita a mulher mais bela do País em 2022 e participou do Miss Universo em 2023.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Unindo carisma, beleza e inteligência, Mia foi mestre de cerimônia no grandioso evento, que tem ligação direta com sustentabilidade e a Agenda 2030 da ONU por defender projetos de inovação com a consciência para um futuro melhor. Porta-Voz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Miss Brasil foi escolhida para representar e apresentar o Hult Prize internacionalmente, no circuito Rio-Dubai-Paris.
“É sempre muito inspirador aprender com as pessoas que estão se dedicando a encontrar soluções para os problemas do mundo moderno na segunda indústria que mais polui no mundo, que é a indústria da moda”, afirma a influenciadora. Além do prêmio, que avançou à final, Mia também presenciou depoimentos sobre o universo feminino. “Um dos projetos que me chamou atenção foi de uma menina da Etiópia, sobre absorventes sustentáveis, feitos de pano de bambu. Porque itens de higiene para a menstrução da mulher não são acessíveis para a grande maioria, o que leva as meninas a deixarem de frequentar as escolas. A briga por ter um produto que fosse mais sustentável e possível faz com que a desigualdade de gênero no país seja reduzida. Me emocionei muito com isso”, relatou a Miss.
Dubai sediou uma das semifinais do prêmio, onde foi decidido quem irá com Mia Mamede e Bill Clinton para Paris em setembro para a grande final.
As transformações como pessoa, genoinfluenciadora e como ativista na moda permitem que Mia esteja em alta globalmente. Sua ligação com questões ambientais é grande. Mia Mamede, de 27 anos, é a primeira Miss Brasileira a usar uma faixa 100% sustentável! (com garantia e rastreamento), igual à da Miss Universo. Ela foi a única a ser presenteada com este tipo de adereço por causa de suas ações voltadas à sustentabilidade.
“A faixa e a coroa mais desejadas do Brasil me ajudam a quebrar paradigmas, reconstruindo a imagem de Miss como uma mulher muito além da beleza, empoderada e com a responsabilidade de mostrar um novo comportamento na sociedade, aderindo sempre que possível a uma moda sustentável; à reutilização de looks com produções diferentes; a estampas, cores e cortes substituindo as pedrarias; com intuito de mostrar a diversidade e a riqueza da moda brasileira.”
Nascida em Vitória, Espírito Santo, Mia retorna a Dubai após 10 anos, já que viveu por um tempo no Oriente, onde o rigor na forma de se vestir vinha como uma imposição. Isso trouxe a Mia uma simplicidade no jeito de ser: mesmo com todas as exigências locais, a comunicadora sempre foi conhecida pela elegância, estilo e influência da Moda Europeia. E após quase duas décadas, mantendo um estilo sóbrio e clássico, o retorno ao Brasil, sua terra natal, fez renascer em seu modo de ser e vestir a alegria, a criatividade e acolhimento característicos do povo brasileiro.
Respeitando e ampliando sua essência, Mia afirma que a moda vai muito além do que se veste. “Através da nossa imagem, comunicamos quem somos e nos conectamos. E esta sou eu! Antes do brilho, quero sempre ter propósito alinhado aos pilares da sustentabilidade para que possamos ter além do brilho, de fato um mundo melhor.”