Personagens
Capixaba de 14 anos vira promessa no beach tennis brasileiro
Giovana Gagno Vidal já acumula inúmeras vitórias no esporte e poderá jogar o wild card no BT200 em Vila Velha no mês de junho

Giovana tem apenas 14 anos e é atleta de beach tennis. Foto: Arquivo Pessoal
O beach tennis virou febre no Brasil nos últimos anos. A Confederação Brasileira de Tênis estima que mais de um milhão de pessoas pratiquem o esporte de forma recreativa ou profissional. No meio desse tanto de gente, uma capixaba vem ganhando destaque no cenário nacional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Giovana Gagno Vidal, de apenas 14 anos, foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Juvenil sub-16 no último fim de semana. Com o prêmio, ela garantiu um wild card para jogar a chave principal profissional do BT200, em Vila Velha.
A carreira da adolescente começou em 2021 e a escolha veio por um motivo simples: “Comecei em outubro de 2021 porque eu estava sobrepeso e, por conta da pandemia, o beach tennis estava sendo bastante praticado por ser ao ar livre.”
Não demorou para que ela mostrasse o talento. Um ano depois, ela já havia conquistado os dois primeiros títulos da carreira nas categorias simples sub-12 e mista sub-12.
Desde então, já subiu no pódio diversas vezes, inclusive no sub-16, categoria acima da sua faixa etária. Mesmo assim, não sente a pressão. “Me sinto leve e não me cobro resultado por saber que estou em uma categoria acima da minha. As vitórias são consequências do meu esforço e dedicação”, conta.
Treinos
Para garantir essas vitórias, a rotina de treino virou parte fundamental no dia a dia. São três vezes por semana no Espaço ao Sol, em Itapuã, com sessões de treinos em Vitória e treinos físicos.
Além de atleta, o pai de Giovana, Xico Vidal, também é técnico. “No início tinha um pouco de dificuldade em separar o ‘pai’ com o ‘técnico’, mas com o tempo fui me acostumando e hoje em dia é um privilégio ter ele como meu técnico, porque ele sabe tudo o que eu faço ou deixo de fazer, mas a cobrança é constante dentro e fora de quadra”, disse.
Futuro
Sobre o futuro, Giovana tem uma certeza: “Quero ser reconhecida mundialmente como atleta de beach tennis e estar no ranking mundial”. Por enquanto, o foco está no BT200, que acontece em junho.
“Poder participar do BT200 é uma oportunidade maravilhosa, onde eu e minha parceira vamos nos desafiar em um campeonato profissional, mas com o intuito de se divertir e fazer nosso jogo”, explica.
Para quem quiser conhecer mais da história da atleta ou entrar em contato para patrocínios e parcerias, basta entrar em contato pelo Instagram @gigvidal ou pelo do técnico, @xicovidal.
Leia mais
