Personagens
Morro do Moreno: conheça a história por trás do nome
Ponto turístico da cidade de Vila Velha chama atenção pela beleza natural
Todo capixaba que passou pela Terceira Ponte pelo menos uma vez, já deve ter visto o Morro do Moreno compondo a paisagem. Localizado em Vila Velha, e um dos pontos turísticos do Espírito Santo, o local é atrativo para quem gosta de uma aventura radical. Por conta de seus quase 190 metros de altura, a formação rochosa é indicada para saltos de parapente e prática de escalada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A vista do alto do morro é de encantar qualquer pessoa que passe pelo local. Do alto, é possível avistar a cidade de Vila Velha e de Vitória e o acesso ao topo pode ser feito à pé pela estrada de terra ou pela trilha.
A visitação pode ser feita em qualquer horário do dia, todos os dias da semana. Não há restrições, basta estar preparado para a aventura.
Origem do nome
O Morro do Moreno funcionava como um posto de observação para assegurar a proteção de Vila Velha e Vitória em relação aos ataques dos navios corsários e piratas. O responsável por cuidar desse local era um colono português chamado João Moreno. Ele veio para o Brasil em 1535, logo no ano que Vasco Fernandes Coutinho chegou para colonizar a cidade de Vila Velha, e passou a cuidar da defesa da Baía de Vitória. No início do século passado, o topo do morro deixou de ser um posto de observação para defender a cidade e passou a ser um sistema de sinalização para a entrada de navios, auxiliando na navegação pela região.
Além do nome já conhecido, a formação rochosa também pode ser chamada de Morro da Macaca. Esse apelido foi criado porque quando o morro é observado pela parte lateral, é possível enxergar uma macaca grávida.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui