fbpx

País

ONU manifesta solidariedade à menina violentada no ES

Em seu site, a Organização ressalta que a violência sexual, em muitos casos silenciada, devasta infâncias e outras violações de direitos humanos

Publicado

em

O Sistema das Nações Unidas no Brasil manifestou nesta terça-feira (18) solidariedade à menina de 10 anos violentada sexualmente pelo tio em São Mateus, no Norte no Espírito Santo. Em nota, o órgão disse apoiar as iniciativas das autoridades nacionais para apurar e processar o crime.

> Menina de 10 anos estuprada pelo tio recebe alta em Recife

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Nesse sentido, a ONU Brasil relembra a importância da proteção integral da jovem vítima, da preservação de sua integridade física, mental e moral, bem como de sua privacidade”, publicou em seu site.

No texto, a Organização ressalta ainda que a violência sexual, em muitos casos silenciada, devasta infâncias e outras violações de direitos humanos. “Casos como este geram consequências que impactam negativamente a vida destas crianças por muitos anos, impedindo o pleno desenvolvimento de seu potencial enquanto seres humanos”.

Segundo dados do Disque 100, uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual a cada 15 minutos no Brasil. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 53,81% dos 66.041 casos de estupro registrados em 2018 foram contra vítimas de até 13 anos de idade. A maioria dos casos acontece dentro de casa, e o agressor é conhecido ou alguém da família.

No Espírito Santo, apenas entre os meses de janeiro a julho de 2020, já foram registrados 313 estupros de crianças menores de 14 anos, uma média três casos registrados a cada dois dias. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública. Em 2019 foram contabilizadas 462 ocorrências nesse mesmo período.