fbpx

Olhar 360º

Limousine, buffet e violino: Memoriais oferecem serviços funerários personalizados no ES

Serviços ajudam a tornar a despedida menos dolorosa, viabilizando um espaço para compartilhar memórias

Publicado

em

Se despedir de alguém pode ser algo doloroso e um processo difícil. É comum que algumas pessoas enxerguem esse assunto como um tabu, claro, ninguém quer chegar no momento da perda. E a morte de um ente querido não pode ser precificada e muito menos comprada. É difícil, até mesmo doloroso, reduzir o sentimento da perda de uma pessoa amada a discussões sobre dinheiro. Mas esse é um mercado que movimenta bilhões por ano e não faltam opções de serviços personalizados para tornar esse um momento menos doloroso, possibilitando um espaço para compartilhar memórias e sentimentos na despedida.

Urnas, flores, sepultamento e cerimônia de despedida. No Espírito Santo, a depender dos serviços escolhidos, os custos de um velório podem variar de R$ 1,5 mil a R$ 25 mil. Existem diversos rituais de despedida e os processos são bem diferentes, pois podem conter desde elementos tradicionais e culturais, vindos de cada família, até realizar algum desejo do ente em vida. Os diferenciais são um esforço para humanizar o serviço fúnebre e permitir que a última impressão deixada pelo falecido seja marcante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste mês de maio, o grupo Zelo inaugura dois memoriais de despedidas no Espírito Santo. Vila Velha e Cariacica vão contar com os serviços funerários da empresa que inclui transporte, preparação do corpo, decoração, cerimonial, local do funeral, urna, buffet, van para transportar a família até o local de sepultamento e até mesmo acomodação para familiares vindos de outros locais. Esses são serviços que aos poucos começam a ganhar visibilidade em solo capixaba.

Para o gerente regional do grupo Zelo, Nilson Batista Gonçalves, a inauguração do memorial vai propor às famílias uma estrutura acolhedora neste momento que é tão difícil. Em Vila Velha, serão cinco salas de cerimônia de despedida. Em Cariacica serão quatro salas disponíveis. Todo o espaço é pensado e decorado para atender famílias de todas as crenças e religiões. Durante o velório, a família também conta com um serviço de buffet. Em momentos de pandemia, também fica à critério da família a transmissão online da cerimônia.

O Zelo oferece diversos planos funerais para impactar menos o orçamento das famílias. Afinal, a realidade é que o impacto desses altos gastos com o processo fúnebre vai além de ter que lidar com a angústia da morte, mas também com a preocupação com endividamentos futuros. E nesse último gesto de homenagem à quem partiu, o familiar não quer poupar esforços. Os associados do grupo têm ainda à disposição da família uma veículo Fiat Toro Funeral Limousine para o translado do corpo em qualquer região do país. Também há incluso no pacote duas coroas de flores e toda a assistência necessária para que a família não sofra um desgaste emocional maior neste momento.

“Nosso foco é que nossos associados estejam completamente amparados por nós. Nossa estrutura é acolhedora. Também temos uma sala para o familiar ficar reservado, caso precise de um tempo para se refazer ou mesmo descansar. Os memoriais são enormes, com espaço de estacionamento e muito bem localizados para as famílias ficarem à vontade. Damos toda a assistência necessária, mesmo se a pessoa tiver falecido em outras regiões do país. Temos uma cobertura bem ampla no Brasil”, explicou Gonçalves.

Grupo Primícias

Primícias Memorial House. Foto: Reprodução/Instagram

Primícias Memorial House. Foto: Reprodução/Instagram

 

No mercado capixaba há mais de 20 anos, o Grupo Primícias inaugurou o Primícias Memorial House, em Santa Lúcia, Vitória, em meados de 2019. O lugar foi planejado e pensado para que cada detalhe proporcionasse conforto e aconchego para as famílias e amigos das pessoas que partiram. Com um serviço funeral e cerimônias de despedidas personalizadas, o memorial tem se destacado em solo capixaba.

“O Grupo Primícias oferece um acolhimento. Permitimos que nesse momento de dor, familiares e amigos não tenham que se preocupar com nada. Da escolha da roupa do ente querido, o que vai ser servido e até mesmo onde quem vem de fora vai se hospedar. Tudo fica a cargo de nossa equipe, que cuida e pensa em cada detalhe. Temos o cuidado de preparar a cerimônia e a decoração da sala de forma a respeitar a crença de cada família que atendemos”, conta a assessora.

O Primícias Memorial House é uma casa ampla, no coração da capital, preparado para realizar uma cerimônia de despedida exclusiva e personalizada. Com jardim, piso de madeira, tapete e uma decoração aconchegante proporciona à família uma sensação de estar em casa. O grupo quis passar a ideia de abraçar essas pessoas em seu momento de dor. E para isso conta com um serviço de buffet e até mesmo um violista para tocar as músicas escolhidas pelo ente querido ou pelos familiares.

Neste momento de pandemia, as cerimônias estão restritas aos familiares mais próximos, mas fica à critério da família fazer a transmissão online para àqueles que não puderem estar presentes. Apesar de uma estrutura ampla e arejada, neste momento, para proteger as famílias que recebem e a equipe, optaram por fazerem cerimônias rápidas e com restrição de até 10 pessoas, obedecendo os protocolos sanitários.

Primícias Memorial House. Foto: Reprodução/Instagram

Primícias Memorial House. Foto: Reprodução/Instagram