fbpx

Mundo Pet

Veterinários listam as 5 raças de cães com mais problemas de saúde

Na hora de ter um pet, é importante ficar atento aos que mais apresentam disposição para doenças por conta dos altos gastos veterinários

Publicado

em

Bulldog faz parte da lista dos cachorros com mais problemas de saúde. Foto: Pexels

Bulldog faz parte da lista dos cachorros com mais problemas de saúde. Foto: Pexels

Assim como os humanos, os cachorros também estão propensos a terem problemas de saúde. Desde dificuldades respiratórias até tumores, os pets apresentam diversos problemas que são comuns aos seres humanos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em uma trend do TikTok, vários veterinários estão listando cinco raças de cachorros que elesnão teriam por conta dos problemas de saúde. A lista é longa e vários deles precisam ter mais do que um vídeo para falar sobre o assunto porque os pets apresentam várias doenças.

Alguns têm o pulmão mais frágil enquanto outros apresentam maior facilidade de desenvolver dermatite e problemas na pele. Seja qual for a doença, é preciso ficar atento na hora de comprar ou adotar um animalzinho para ter certeza que terá condições de bancar com os gastos veterinários, caso seja necessário.

Pug

Talvez um dos mais citados pelos veterinários, os pugs sofrem com diversos problemas, principalmente relacionados à respiração. Por ser de uma raça braquicefálica, ou seja, tem o focinho achatado, a maneira de respirar desses pets se torna mais difícil.

> Filhote tomando chá de camomila para acalmar viraliza. É recomendado?

Além disso, eles apresentam muitas doenças oculares. Isso porque esses pets são entrópicos, tendo a pálpebra pra fora, causando irritação na córnea por conta do contato com os cílios, podendo gerar até perda da visão.

As dobrinhas na pele também pode trazer problemas de dermatite pela falta de limpeza. Outro fator que causa doença no pet é a obesidade, muito comum nessa raça.

Shar Pei

Com tantas dobras, os Shar Pei são campeões em doenças dermatológicas. Apesar de ser um charme da raça, se essas dobrinhas não forem limpas e secas corretamente, o acúmulo de sujeira e fungos causam dermatite.

Eles também apresentam altos níveis de entrópio e catarata por conta dos olho, sendo recorrente a necessidade de cirurgias. O hipotireoidismo e displasia coxofemoral, uma doença genética que causa má formação do quadril, também são comuns nessa raça.

Yorkshire

Pequenos e fofinhos, os yorkshires entram na lista por conta de diversas doenças que apresentam. Esses pets apresentam alto número de colapsos de traqueia, um processo degenerativo da cartilagem dos anéis da traqueia, dificultando a respiração.

> Os nomes de pets mais populares em 2023 no Brasil

Por conta da pelagem, essa raça também apresenta casos de alopécia, doença hereditária que afeta os pelos deixando-os opacos e quebradiços, caindo com mais facilidade e deixando a região exposta, facilitando foliculite.

Bulldog francês

Extremamente popular por ser amigável o dócil, o bulldog francês é um dos que mais sofrem com problemas de saúde. Essa raça também faz parte do grupo com síndrome braquicefálica, o que dificulta na respiração.

Mas essa não é a única dificuldade deles. Esses cachorros são campeões em ter hérnias de disco porque não apresentam o rabo, que auxilia na sustentação. Isso também impacta diretamente na coluna dos animais, que tem por característica ter deformidade.

Bulldog inglês

Assim como seu “irmão”, o bulldog inglês também apresenta vários problemas respiratórios que desencadeiam ainda novas doenças. Essa raça apresenta uma grande predisposição da obesidade, o que dificulta o desenvolvimento e a saúde o animal.

> Dicas de como cuidar de um animal de estimação recém-adotado

Apresenta também um grande número de doenças hereditárias, síndrome branquicefálica, displasia de quadril, que altera a formação óssea, ceratoconjuntivite seca, alterando o formato da córnea, além de problemas no coração e surdez.

Outras raças

Os veterinários também destacaram outras raças que apresentam grande quantidade de doenças como o Chow Chow, pelo temperamento e as doenças de pele, e o Spitz Alemão, pela alta incidência de pancreatite.

Também apareceu na lista Golden Retriever, pela alta possibilidade de desenvolver dermatite, Shitzu, por conta do vômito e diarreia frequente, Rottweiler, pelos problemas nos ossos e cartilagens, e Dachshunds, pelos problemas na coluna.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui