fbpx

Coluna Inovação

Telelaudo: inovação através do diagnóstico por imagem à distância

O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

Publicado

em

Flávio Lanes, radiologista e fundador da Telelaudo. Foto: Larissa de Angelo

Flávio Lanes, radiologista e fundador da Telelaudo. Foto: Larissa de Angelo

Flávio Lanes, radiologista e fundador da Telelaudo, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. A telerradiologia é a especialidade radiologia – o diagnóstico por imagem – à distância, uma subcategoria da telemedicina.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Enquanto na radiologia tradicional o paciente vai até um consultório ou clínica, na telerradiologia as imagens são interpretadas remotamente por especialistas. Por exemplo, um cliente em uma clínica no Acre pode enviar exames para interpretação por conexão segura, e em cerca de 30 a 40 minutos recebe o laudo por um especialista.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Coluna Inovação.

Além disso, lançaram o “telecomando”, permitindo não apenas a interpretação remota, mas também a operação de equipamentos de tomografia e ressonância magnética à distância. Um técnico em radiologia pode operar um equipamento no Mato Grosso a partir do centro de operações na Praia do Canto, garantindo a qualidade do exame.

Quanto aos avanços tecnológicos nos equipamentos médicos, a aceleração de sequências reduzem o tempo de exame sem comprometer a qualidade, proporcionando maior conforto ao paciente e aumentando a eficiência dos serviços de saúde.

A Telelaudo, empresa pioneira nesse serviço desde 2009, atende aproximadamente 500 hospitais e clínicas de radiologia em todo o Brasil. Com cerca de 130 radiologistas na equipe, a empresa se tornou a maior da América Latina, fornecendo laudos precisos e ágeis, mesmo diante de desafios como a remuneração estática dos planos de saúde.

A Telelaudo utiliza algoritmos de inteligência artificial para acelerar o processo de interpretação de exames, permitindo que os radiologistas emitam mais laudos com qualidade e segurança. Além disso, ferramentas de automação reduzem o tempo necessário para a elaboração dos laudos, proporcionando um aumento na eficiência do processo.

Apesar do sucesso na telerradiologia, a Telelaudo também participa como investidora e sócia em outras iniciativas de inovação, como a Ionic, uma empresa brasileira de automação médica que está expandindo globalmente, e cuja tecnologia complementa os serviços oferecidos pela Telelaudo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Evandro Milet

Evandro Milet é consultor, palestrante e articulista sobre tendências e estratégias para negócios inovadores. Possui Mestrado em Informática(PUC/RJ) e MBA em Administração(FGV/RJ). É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Conselheiro do CQC Inovação do Ibef/ES. Tem extensa experiência profissional, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília, como empresário, executivo de empresas públicas e privadas, conselheiro de administração e consultor nas áreas de TI, inovação, qualidade, gestão, estratégia, empreendedorismo e meio ambiente, além de ser mentor e investidor em startups. Participa do programa EStúdio 360 Inovação na TV Capixaba e no programa Inovação na Band News FM. Co-autor do livro Vencedores pela editora Qualitymark. É atualmente Presidente do Cdmec- Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.