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Cachorro morre após empresa aérea mandá-lo para estado errado

Animal deveria ter sido mandado para o Mato Grosso e foi enviado para o Ceará. Ele ficou quase oito horas na aeronave

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João Fantazzini era o tutor de Joca. Foto: Reprodução

João Fantazzini era o tutor de Joca. Foto: Reprodução

Um cachorro morreu durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia Gol, depois de um erro no destino ocorrido na segunda-feira (22). O animal, que deveria ser transportado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), acabou sendo erroneamente embarcado em um voo com destino a Fortaleza (CE).

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Após ser descoberto o equívoco, o pet foi retornado a Guarulhos, e quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto. João Fantazzini, tutor do animal, disse que um veterinário havia dado um atestado indicando que o animal estava apto para suportar uma viagem de duas horas e meia, porém, devido ao erro logístico, Joca acabou permanecendo quase 8 horas a bordo da aeronave.

O golden retriever de cinco anos de idade ficou aproximadamente 1 hora e meia na área de embarque e desembarque, exposto a uma temperatura de cerca de 36°C, conforme relatado pela família. Durante esse período, Joca permaneceu dentro do canil, sem receber alimentos ou água.

“Eles colocam água em um negocinho que o cachorro tem que passar a língua para tirar água. Um cachorro daquele tamanho, com 47 quilos, não dá para acreditar nisso. Aí eles colocaram o cachorro de volta sem nenhuma avaliação, sem nenhum veterinário examinar o animal”, contou Marcia Martin, mãe de João, tutor do Joca.

A família alegou que a empresa não prestou os cuidados necessários ao animal. Por sua vez, a companhia aérea afirmou que acompanhou o animal durante todo o percurso e que a fatalidade ocorreu de forma inesperada, já em São Paulo, após o retorno do cachorro.

“Nem estabilizaram o cachorro, nem levaram para um lugar refrigerado, nem andaram um pouquinho com ele para ver como ele estava e mandaram de volta. Quando chegou aqui em Guarulhos, eles demoraram de 30 a 40 minutos, e meu filho perguntando ‘o que aconteceu?’, ‘cadê meu cachorro?’”, completou.

O que diz a empresa

A Gol, em comunicado oficial, expressou surpresa diante do falecimento de Joca, uma vez que o animal recebeu cuidados da equipe durante sua estadia na capital cearense. Conforme a empresa, a morte ocorreu imediatamente após o pouso em Guarulhos.

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

*Com informações do G1.


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