fbpx

Mundo Pet

Filhote tomando chá de camomila para acalmar viraliza. É recomendado?

Tutores do cão precisaram recorrer ao chá para tentar fazer com que o pet ficasse menos agitado para dormir

Publicado

em

"Chá de camomila as 2 da manhã pra ver se o min querido dorme", escreveu a tutora. Foto: Reprodução

“Chá de camomila as 2 da manhã pra ver se o min querido dorme”, escreveu a tutora. Foto: Reprodução

Na última semana, um filhote da raça Dachshund, conhecido como salsichinha, viralizou na internet depois de ser filmado bebendo chá de camomila. Logo o assunto entrou em debate sobre os possíveis benefícios e malefícios da bebida já que não é algo convencional de se ver. Até a tarde desta sexta-feira (18), o vídeo já conta com mais de 3.8 milhões de visualizações.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A tutora do filhote Joaquim, Helena Monteiro, conta que a intenção era acalmar o animal para que ele dormisse. Por ser um pet que não gosta de dormir em horários convencionais, o que mantém a família toda acordada de madrugada, eles precisaram optar por uma outra estratégia. Entretanto, em uma das respostas que deu aos internautas, o chá não teria feito nenhum efeito e a única forma de fazer o pet dormir foi brincando até que ele ficasse exausto.

Alguns internautas até chegaram a se identificar com o problema “Vou fazer isso pra minha também”, escreveu uma delas. “Será que funciona para outras raças? O meu precisa de tomar uns dois litros por dia”, contou outro internauta.

Alguns usuários ainda relataram que também já tiveram que chegar nessa estratégia do chá com o animal de estimação. “A primeira vez q dei chá de camomila pra minha, ela apagou em 1 hora. Foi incrível”, comentou uma internauta.

O fato é que o debate sobre fazer mal ou não logo encheu os comentários da postagem e chegou a fazer burburinho em outras redes sociais. A psicoveterinária Letícia Barcellos explica que ofertar chás para os cães não é um hábito incomum, mas é preciso ficar atento sobre o uso desse tipo de bebida.

“Sobre ofertar chá para os cães pode sim, porém a dosagem deles pode ser diferente da dosagem para o ser humano. O metabolismo deles é diferente dos nossos”, lembrou.

De acordo com ela, os chás são fitoterápicos e até existem estudos que comprovem os benefícios para a saúde entretanto não se chegou a um consenso sobre a forma como essas bebidas afetam no organismo dos pets, e por isso é um hábito que precisa sempre estar atento quando for ser posto em prática.

Alguns cuidados são importantíssimos ao utilizar chás para colocar os cachorros para dormir principalmente em relação a composição da bebida. Os chás mais escuros, que normalmente tem a presença de cafeína, não são indicados porque podem causar vômito, tremores, aumento da frequência cardíaca e até convulsões.

Para dar um chá de camomila para o animal, é importante oferecer em poucas quantidades e ter atenção em relação a moderação. Para servir é preciso que seja gelado ou em temperatura ambiente para que não haja queimaduras na boca do pet e com uma quantidade bem pequena de açúcar.

“A questão de acalmar os animais para dormir é preciso entender os motivos que estão muito agitados. Se estão com uma rotina adequada, se estão podendo realizar comportamentos naturais da espécie. A partir dessa observação que podemos utilizar técnicas adequadas para equilibrar a saúde física e mental do pet”, explica.

@o.salsicha.joaquim #dachshund #salsicha #doguinho ♬ som original – o.salsicha.joaquim


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui