fbpx

Mundo Pet

Sorvete para pets? Veja como refrescar os animais em dias de calor intenso

Especialista aponta que os animais também sofrem com as altas temperaturas e chama atenção para os cuidados

Publicado

em

Sorvete para pets é uma maneira de refrescar no calor. Foto: Freepik

Sorvete para pets é uma maneira de refrescar no calor. Foto: Freepik

Com dias cada vez mais quentes em diversas regiões do Espírito Santo, manter os animais de estimação frescos e hidratados se torna uma prioridade. Uma maneira deliciosa de fazer isso é oferecer sorvetes naturais feitos em casa, especialmente preparados para atender às necessidades nutricionais dos pets.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A médica veterinária Rogéria Werner aponta que assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com o calor. “Manter os pets frescos e hidratados é essencial para evitar o superaquecimento e a desidratação, que podem representar riscos à saúde deles. Além disso, isso assegura que eles fiquem confortáveis e felizes nos dias quentes”.

Uma forma de aliviar as altas temperaturas aos pets são os sorvetes, entretanto, a médica veterinária alerta para dar preferência aos caseiros do que industrializados. “Eles oferecem aos proprietários controle total sobre os ingredientes, assegurando que sejam saudáveis e seguros para seus pets, sem corantes, conservantes ou açúcares adicionados, tornando-os uma opção mais saudável. Além disso, podem ser personalizados, permitindo adaptações nas receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada animal”.

Recomendação

Para o preparo dos sorvetes, a professora recomenda usar como ingredientes frutas como banana, morango e maçã, iogurte sem açúcar, caldo de carne ou frango sem sal, e até cenoura.

“É fundamental evitar ingredientes tóxicos para os animais, como uvas, chocolate e xilitol. Ao selecionar os itens, consulte o veterinário do seu pet para garantir que sejam seguros para ele. Além disso, evite adicionar açúcares e produtos lácteos com alto teor de gordura, pois podem causar desconforto gastrointestinal”.

“Na hora de dar o sorvete ao seu pet sirva em pequenas porções, especialmente se seu animal de estimação não estiver acostumado com sorvetes, para evitar problemas gastrointestinais.”, recomenda a especialista.

Confira algumas receitas simples

Sorvete de banana
Misture bananas maduras com iogurte natural sem açúcar;
Despeje em formas de picolé;
Congele.

Sorvete de frutas vermelhas
Combine morangos e mirtilos com água de coco, batata;
Congele.

Sorvete de cenoura
Cozinhe cenouras;
Misture com caldo de frango sem sal;
Congele em pequenas porções.