BandNews FM
Série sobre silvestres e exóticos criados em casa vai ao ar na próxima semana
“Silvestres e Exóticos: a fauna de estimação” aborda o universo pet e os desafios do combate ao tráfico ilegal de animais

Série sobre silvestres e exóticos criados em casa vai ao ar na próxima semana. Na foto: a coruja suindara, Sarabi; Fernando Mendes com sua serpente; Davi, macaco-prego.
O desejo de adotar um cachorro ou um gato é frequente entre as famílias, mas será que é comum pensar também em comprar um animal diferente? Uma coruja, talvez? Ou, então, uma cobra e, até mesmo, um macaco? Este pensamento é mais comum do que se imagina e existe bastante gente que tira a ideia do papel e leva para casa um animal silvestre ou exótico.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Foi a partir desses questionamentos que surgiu a série de reportagens Silvestres e Exóticos: a fauna de estimação, em que eu mostro os mais diversos gostos por animais, aqui e fora do Espírito Santo, e a rotina das pessoas que levam estes seres para casa e cuidam como família.
E não é fácil: os tutores criam um espaço para que estes bichos se sintam em seu próprio habitat e eles recebem nomes, brinquedos e muito afeto.
Adquiridos por criadouros legalizados pelo Ibama, estas figuras vivem no meio urbano com sua família de humanos. No entanto, cuidar destes animais requer muito cuidado e planejamento, até porque o abandono e o maus-tratos são crimes previsto em lei.
Mas, existe também outro lado da história. O lado do bem estar animal, do tráfico ilegal de fauna e dos crimes ambientais. Responsável por retirar mais de 38 milhões de animais na natureza por ano no Brasil, o mercado ilegal é responsável, também, pela morte e ameaça da extinção de várias espécies. Por isso, há quem defenda que esses seres não devem ser retirados da natureza.
Tudo isso – e mais um pouco – será retratado ao longo dos cinco episódios da série, que vão ao ar na próxima semana, de segunda à sexta-feira, na rádio BandNews FM Espírito Santo (90.1) e aqui no portal ES360.
