fbpx

DAQUIPRALI

Chapada dos Veadeiros: Trilhas, cachoeiras e misticismo em Goiás

Descubra a Chapada dos Veadeiros, onde trilhas, cachoeiras e formações rochosas contam a história de um Brasil selvagem e surpreendente

Publicado

em

Quem busca aventura em destinos turísticos de natureza com beleza exuberante, paisagens deslumbrantes, com fauna e flora de características únicas, cachoeiras, rios, cavernas, lagoas e trilhas desafiadoras encontra nas diversas chapadas do Brasil destinos perfeitos, ideais para quem gosta de ecoturismo e contato com a natureza.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cada chapada tem um estilo próprio, com diferentes aspectos e atrações, algumas são facilmente acessíveis, outras são mais isoladas, algumas são desafiadoras, outras nem tanto. No geral, são chapadas são formações típicas naturais, localizadas em áreas de intersecção de biomas, extensas superfícies planas em regiões de serras, com altitudes geralmente superiores a 600 metros, com o topo plano, como se fossem amassadas.

O Brasil possui sete chapadas espalhadas pelo seu território, são elas: Chapada dos Veadeiros (Goiás), Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada das Mesas (Maranhão), Chapada do Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí), Chapada dos Parecis (Mato Grosso), Chapada do Guarani (São Paulo) e Chapada Paulista (São Paulo e Paraná).

Mesmo com muitas coisas em comum, cada uma delas possui belíssimas atrações e uma identidade que pode combinar com a sua.

Chapada dos Veadeiros, em Goiás

A viagem astral reúne em um só local uma natureza que impressiona e muitas histórias místicas. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange mais de 240 mil hectares, está localizado no bioma Cerrado e se divide entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcanti.

Suas maiores atrações são as diversas trilhas que levam às mais belas paisagens cênicas de belezas naturais, repleta de nascentes, riachos, piscinas naturais, águas termais, uma quantidade de cachoeiras e rios de águas cristalinas que impressiona, a formação rochosa com enormes paredões de pedra com mais de um bilhão de anos são um espetáculo à parte. Quem visita a Chapada dos Veadeiros vivencia experiências na natureza inesquecíveis!

Uma das principais atrações do parque é o Mirante da Janela, com uma paisagem tão linda, difícil é tirar só uma foto!

A trilha é de 8km (ida e volta) e tem um visual incrível há mais de 1000m de altura e um mirante com vista panorâmica.

Na volta um banho na cachoeira do abismo, com borda infinita é o local ideal para encerrar a trilha.

No parque possui três trilhas:

A Trilha Amarela dá acesso a áreas de antigos garimpos de cristal de quartzo e vai direto ao mirante do Salto do Rio Preto, que possui 120 metros de queda livre, além da Cachoeira do Garimpão, com 80 metros, onde também é possível tomar um delicioso banho de rio.

O Carrossel é um complexo de cachoeiras e cânions; enquanto as corredeiras são compostas por pequenas quedas d’água e piscinas naturais, excelentes para um banho refrescante. Para concluir esta trilha leva em torno de 6h num percurso de 11km de ida e volta.

A Trilha Vermelha passa por cursos d’água e dá acesso ao famoso Cânion II, que possui um grande poço para banho no Rio Preto. Outro acesso interessante é a Cachoeira das Cariocas, que também é composta por quedas e poços d’água. A vantagem é que ambas as atrações podem ser visitadas no mesmo dia, com duração média de 30m entre cada ponto. Para concluir esta trilha leva em torno de 4h num percurso de 11km de ida e volta.

A trilha Azul dá acesso ao Córrego Preguiça onde pode tomar banho em pequenos poços e cachoeiras. O trajeto é indicado para pessoas que não tem costume de fazer trilha. Para concluir esta trilha leva em torno de 1h30 num percurso de 850m de ida e volta.

Tem ainda a Trilha das 7 quedas com 23,5km, que pode ser realizada em até 3 dias podendo acampar.

Fora do parque existem várias atrações, entre elas está o Vale da Lua, com formações rochosas esculpidas nas rochas que lembram crateras lunares. Vale lembrar que no ES, no Parque Ribeirão, em Santa Leopoldina existe uma cachoeira com as mesmas características.

Outra atração é a Cachoeira de Santa Bárbara, uma das mais famosas do local, pertinho dali existe uma comunidade quilombola dos kalunga.

Cachoeira das loquinhas, dos cristais, dos macaquinhos, do segredo, catarata dos couros dos cristais, tem muita opção pra se divertir em meio a natureza!

Você vai encontrar ETs por toda parte lá, até como lembrancinha da viagem, inclusive existe um lugar chamado Jardim de Maytrea que se acredita que as naves espaciais pousavam no local.

A Chapada dos Veadeiros é de fácil acesso tanto para quem chega pelo céu quanto por terra. A nossa entrada foi por Brasília, uma viagem de 260km, até chegar em Alto Paraíso onde ficamos todos os dias desta aventura maravilhosa.

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.