fbpx

Esportes

Nadadora do ES conquista ouro inédito em mundial paralímpico

Mariana Gesteira alcança melhor tempo da temporada, supera rivais e encerra série de bronzes na prova de 100m costas da natação paralímpica

Publicado

em

Mariana Gesteira treina no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. Foto: Reprodução/Instagram/@marigesteira

Mariana Gesteira treina no Clube Álvares Cabral. Foto: Reprodução/Instagram/@marigesteira

A nadadora Mariana Gesteira, da classe S9, brilhou nesta sexta-feira (26) e conquistou a medalha de ouro nos 100m costas no Mundial de natação paralímpica, em Singapura. A brasileira completou a prova em 1min08s79, tempo que lhe garantiu o primeiro lugar. A mineira treina no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, em Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O ouro veio após uma disputa com adversárias de peso. A espanhola Nuria Marques Soto ficou com a prata ao marcar 1min09s01, enquanto a canadense Mary Jibb levou o bronze com 1min10s63.

O tempo registrado em Singapura é o melhor da temporada na distância. Em maio, Mariana já havia liderado o ranking anual da prova, quando nadou em 1min09s26. Esse resultado superou a marca que lhe garantiu o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

“Voltar a nadar na casa de 1min08s é um tempo muito forte. A gente sabe que é um dos melhores do mundo. Na minha classe, é o melhor do mundo na temporada. Eu já tinha a melhor marca de 2025, então, havia uma responsabilidade. Foi a prova que mais treinei. Tinha essa pressão”, analisou Mariana.

O título conquistado em Singapura marca uma mudança importante na carreira da atleta. Nos últimos três grandes torneios, Mariana havia ficado com o bronze na mesma prova: Paris 2024, Mundial de Manchester 2023 e Ilha da Madeira 2022. Dessa vez, ela subiu ao lugar mais alto do pódio e destacou o apoio do técnico Léo Miglinas.

Porta-bandeira da delegação brasileira na abertura do Mundial, Mariana também já havia conquistado a prata nos 100m livre. Na ocasião, nadou em 1min01s64, seu melhor tempo na carreira, dedicando a conquista ao amigo Rogério Marins, campeão no remo e dirigente esportivo, que faleceu nesta semana.

Leia também