ES360
Vídeo mostra patinete dentro de lixeira em Vila Velha
O patinete elétrico compartilhado foi visto dentro de uma lixeira da avenida Santa Leopoldina, uma das mais movimentadas da Praia de Itaparica

Vídeo mostra patinete dentro de lixeira em Vila Velha. Foto: reprodução
Um internauta flagrou um patinete elétrico compartilhado dentro de uma lixeira, em Vila Velha. A cena foi registrada na avenida Santa Leopoldina, uma das mais movimentadas da Praia de Itaparica. Pelas imagens não é possível identificar se aparelho estava danificado. Mas é perceptível que ele foi deixado junto a várias sacolas de resíduos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ver essa foto no Instagram
Nós entramos em contato com a JET , empresa responsável pelos equipamentos na cidade de Vila Velha, que informou por meio de nota que esteve ciente, nos últimos dias, em relação à ocorrência e está em constante diálogo com a Administração Municipal, confiante de que o gesto registrado no vídeo não reflete com a boa aceitação que o nosso serviço está tendo com os milhares de vila-velhenses.
Os patinetes voltaram a circular em Vila Velha no dia 16 de abril. Desde então caíram no gosto popular. Com cerca de 30 dias da chegada do serviço, a prefeitura decidiu ampliar o raio onde os equipamentos poderiam circular. A quantidade de veículos também já foi alterada. No início eram 320 veículos, crescendo para 664. O aumento da frota visa abranger áreas que inicialmente não eram contempladas no município e que agora passam a ser atendidas como a Glória, no Terminal de Vila Velha, Parque das Gaivotas e Jockey de Itaparica.
Acidente com patinete
O patinete, que já foi considerado apenas um brinquedo para as crianças, se tornou um meio de transporte de tempos para cá. O problema é que o uso não é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, a utilização do capacete, por exemplo, ainda não é obrigatória. E as consequências dos acidentes podem ser graves.
Em um vídeo que circula em rede social, é possível ver o momento em que uma mulher perde o controle do patinete e cai no calçadão da orla de Vila Velha. O mais comum numa queda de patinete é machucar mãos, joelhos e cotovelos. Mas esses acidentes também podem atingir o rosto, costelas, tórax e abdômen.
Imprudências
Uma semana após serem lançados, a reportagem do portal ES360 foi às ruas ouvir os usuários e flagrou diversas irregularidades no uso do equipamento.
A reportagem percorreu as praias de Itaparica e Praia da Costa e constatou diversas imprudências por parte dos usuários. A mais comum foi de uso do patinete por duas pessoas, inclusive com adultos circulando com crianças a bordo do veículo. Outra reclamação dos pedestres é que muitos ainda insistem em andar em alta velocidade no calçadão ao invés da ciclovia.
