ES360
ES tem 11,5 mil casos suspeitos de fura-fila da vacinação contra covid
Cidadãos podem ter furado a fila da imunização, segundo auditoria na campanha de vacinação no estado

Serra, Vitória e Vila Velha abrem hoje agendamento para vacinação contra covid. Foto: Karolina Grabowska/Pexels
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Uma auditoria na campanha de vacinação contra o novo coronavírus em todos os 78 municípios do estado realizada pela Secretaria Estadual de Controle e Transparência (Secont) identificou que 11.582 doses de imunizantes foram aplicadas em cidadãos com idade mais baixa do que a faixa etária informada no cartão.
Do total de aplicações que podem configurar fura-fila, 1.448 seriam de pessoas com menos de 60 anos, que não estavam no grupo prioritário na data de aplicação do imunizante.
A checagem, iniciada em março pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont), apontou também que os registros da aplicação de doses mostram 408 casos em que o portador de um mesmo número de CPF teria recebido mais de três doses de vacina.
Entre os sinais de alerta encontrados também estão 1.240 casos em que o registro aponta a aplicação de segunda dose de laboratório diferente da primeira dose recebida, e 70 doses registradas como fabricadas por um laboratório sem vacinas disponíveis no Estado.
O resultado do levantamento será encaminhado aos órgãos competentes, como a Polícia Civil, para uma averiguação detalhada.
A análise abrangeu um universo de 882.505 doses aplicadas, no período de 18 de janeiro a 12 de maio deste ano. A ação de controle visa a identificar riscos nos procedimentos adotados e corrigir eventuais falhas que possam comprometer a rapidez e a qualidade da campanha de imunização contra a covid-19.
Segundo a Secont, a checagem detalhada de cada caso é necessária para determinar o que levou à ocorrência das inconsistências encontradas, já que elas podem ser resultado tanto de falhas na alimentação do sistema de registro das doses aplicadas como de fraudes ou ações de “fura-fila”.
