ES360
Espírito Santo deve receber 30 mil doses de vacina da Janssen
Previsão é que imunizante de dose única chegue ao Espírito Santo ainda esta semana para aplicação apenas na Grande Vitória

Imagem: Frame de vídeo/Rede social/Janssen
O Espírito Santo deve receber nos próximos dias em torno de 30 mil doses da vacina da Janssen, que é de aplicação única. Um lote com 1,5 milhão de doses do imunizante contra a covid-19 chegou na manhã desta terça-feira (22) ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A partir da entrega das doses da vacina pelo Ministério da Saúde, prevista para esta semana, o agendamento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica – únicos que vão receber o imunizante no estado – será feito em 24 horas e a aplicação em 48 horas. O público que vai receber a vacina será da faixa etária de 40 a 49 anos, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Prazo de validade curto
Em depoimento à CPI da Covid no Senado no último dia 8, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que o lote de vacinas contra covid-19 da Janssen chegaria com prazo de validade curto, com vencimento em 27 de junho. Daí a necessidade de aplicação rápida pelas prefeituras da Grande Vitória.
No último dia 14, a Anvisa anunciou a aprovação da extensão do prazo de validade do imunizante de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2ºC a 8ºC. A agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) deu o aval pela extensão no prazo no último dia 10.
Eficácia da vacina
Testes de fase três foram realizados em diferentes países, com a participação de mais de 44 mil pessoas. A vacina da Janssen apresentou taxa de eficácia de até 72% nos Estados Unidos, de até 68% no Brasil e de até 64% na África do Sul após a aplicação com a dose única.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização.
