fbpx

Diversão

Turismo mostra natureza e cultura em Jesus de Nazareth

O turismo na comunidade ganha força e já tem exemplos de negócios bem estruturados em Jesus de Nazareth, Vitória

Publicado

em

Praia de Jesus de Nazareth, em Vitória. Foto: Reprodução/Instagram

Praia de Jesus de Nazareth, em Vitória. Foto: Reprodução/Instagram

Do alto do morro é possível ver os cartões-postais por outro ângulo, ver como vivem os moradores locais e até conhecer suas histórias. Como alternativa ao turismo convencional, explorado com maior força as áreas consideradas “nobres”, o turismo na comunidade ganha força e já tem exemplos de negócios bem estruturados em Jesus de Nazareth, Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Fernando Martins, guia de turismo, nascido e criado em Jesus de Nazareth, desde 2012 recebe visitantes de todas as partes do mundo e os guia em um passeio de até 2 horas, que inclui histórias e fatos sobre a vida e vivência na favela, cultura, apresentação da gastronomia local, além de uma caminhada por pontos clássicos e vistas privilegiadas.

Para Fernando, essa é uma possibilidade que espaço para quebrar preconceitos, de que morro é sinônimo de perigo, que só tem violência. “Esse passeio permite que as pessoas tenham contato com nossas riquezas e belezas, da paisagem ao comércio local, passando pelas história dos moradores e cultura”.

Para de aperfeiçoar na área, Fernando visitou várias vezes o Rio de Janeiro para conhecer projetos que trabalham com turismo nas favelas. Inspirado nessas experiências, proporciona uma imersão aos visitantes no Tour no Morro. E pelas ruas de Jesus de Nazareth, o guia de turismo já passeou com muitos capixabas e até gringos.

O ponto de encontro do Tour no Morro é na parte baixa da comunidade e passa por grandes murais de graffiti feitos por artistas locais que registram a história do bairro, desde a década de 50, sob o olhar de uma das primeiras moradoras da região, a dona Djalma.

Tour no Morro em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Reprodução/Instagram

Tour no Morro em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Reprodução/Instagram

 

Jesus de Nazareth é um um dos morros com a vista mais privilegiada da capital e uma pequena praia na parte baixa. No topo, onde estão instaladas torres de energia, pode-se ter uma vista direta da Terceira Ponte e Convento da Penha, em Vila Velha, e de boa parte da cidade de Vitória. E, se der sorte, o turista flagra a chegada ou saída de navios.

O Restaurante do Bigode, localizado à Rua Helena Müller, 30, que dá vista para a baía de Vitória, além de ser um dos primeiros estabelecimentos a atrair turistas para a comunidade em busca dos sabores da tradicional moqueca capixaba, também virou ponto turístico no passeio.

A fachada do restaurante foi repaginada com um painel artístico de 500 metros quadrados desenvolvido por meio do projeto A Arte é Nossa, que retrata o ecossistema marinho. A intervenção foi assinada pelo morador da comunidade Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como “Nico GDT”, e deu mais vida e cor ao local.

O Bar do Bigode ganhou intervenção artística. Foto: Divulgação (PMV)

 

Acreditando no potencial da comunidade para atrair turistas e clientes, outros dois estabelecimentos foram abertos: Recanto da Passarela, Languinho’s e o Veredas Bar. Estabelecimentos que já estão estruturados e atraem pessoas de fora da região, movimentando a economia e gerando emprego.

A ideia é fortalecer não só o comércio como os que já ganharam espaço, mas fomentar a geração de renda por meio de microempreendimentos. Fazer com que os moradores da região possam agregar valor ao turismo por meio da produção e venda de produtos até mesmo fabricados por eles, como artesanato.

“No Tour do Morro o turista ou até mesmo os capixabas experimentam e vivenciam a favela. Eu levo para ver os cartões-postais da Grande Vitória, mas também na laje dos moradores. É mostrar as belezas que não são vistas do asfalto. Aqui temos muita cultura e também muito talento. Precisamos também fomentar essa vontade de empreender dos moradores”, disse Fernando.

O passeio dura entre 1h30 e 2 horas, a depender das paradas para fotos e contemplação da paisagem. Quem tiver interesse em realizado o Tour do Morro pode entrar em contato com o Fernando Martins por meio do telefone (27) 99758-5945 ou no perfil do Instagram.

Grupo faz Tour no Morro, em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Reprodução/Instagram

Grupo faz Tour no Morro, em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Reprodução/Instagram


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui